Gostaria de saber como faço pra saber se minhas memórias estão funcionando em dual channel no Manjaro.
A poucos dias atrás eu instalei mais um pente de memória de 8G no meu PC, totalizando 16G de ram. As duas memórias tem a mesma frequência (2666 Mhz) e a mesma capacidade, mas são de marcas diferentes.
O que aconteceu foi que depois disso o desempenho em jogos caiu drasticamente. Pensei que fosse melhorar meu FPS, ao invés disso está dando umas travadas que não dava quando eu tinha só um pente de 8G.
Ví em alguns fóruns que quando a placa mãe tem só 2 slots de memória, o dual é ativado automaticamente. Isso procede? Minha placa mãe é uma Asrock a320m-hd, com apenas 2 slots para memória.
Obrigado pela resposta. O que pode estar errado então? Além de não melhorar o desempenho ele até piorou. Meu Counter Strike 2 ficou “injogável” depois que instalei esse pente extra de memória.
Edit: Descobri o que aconteceu… Assim que eu instalei o pente de memória eu formatei o PC. Depois reinstalei o jogo e esqueci de mudar as configurações de vídeo dele, que fica tudo no máximo por padrão. Ajustei ele agora e está tudo normal.