COMO rodar o linux completamente separado do meu outro HD (w10)

tenho kali linux em um HD , e windows 10 no outro ( como bloquear o acesso do hd do w10 no linux) visando segurança

Aqui, utilizando Manjaro Linux ou Linux Mint eu preciso montar o HD em que o Windows 10 esta instalado manualmente. Se eu não montar é como se ele não existisse para o Linux. Seria isso?

3 curtidas

acho que sim ,tipo, caso eu consiga encher meu linux de virus , ou ser hackeado , o malware nao consiga de forma alguma acessar meu HD com w10 , qual a forma deu fazer isso ?

Teu HD é externo? Se sempre no mesmo computador, tens de instalar o boot nele. Se quiseres executar o Linux noutros computadores, é impossível, por isso, tens de “fazer persistência bootável” no HD externo.

2 curtidas

os 2 hd sao internos , eu nao me importo em ir na bios toda hora , eu so quero que o linux nao reconheça o meu hd do windows

  1. Remove o /dev/sdX e /dev/sdXY do Windows do /etc/fstab. Remove o pacote ntfs-3g que Linux não reconhecerá os discos formatados em NTFS.
  2. Instala e usa o grub-customize para remover o Windows da lista de sistemas operativos na inicialização.
  3. Reconfigura e gera a nova inicialização, utilizando os comandos mkinitcpio -p linux e grub-install.

Uma vez que terminas, testa com o comando sudo parted -l, para ver se o disco do Windows não está listado.

2 curtidas

Nunca ouvi relato de alguém ter conseguido pegar malwares no Linux (apesar de existir), com o firewall ativado ser hackeado é outra coisa que vai ser difícil de acontecer, mas por você estar falando do Kali pelo que vi ele realmente é inseguro (não quanto um Windows XP heheheheh)

1 curtida

Mas se o HD não esta montado no Linux, como será possível ele ter acesso? Impossível não??

Uma outra ideia, não tão simples, é desconectar a energia ou o cabo SATA do HD. Assim é impossível ter acesso ao HD.

2 curtidas

Os HDDs dele são internos. Não se utilizam os cabos.

Sem problemas…é só ele não montar o HD que esta instalado o Windows. O Linux não enxergará esse HD, e ele não terá problemas.

Eu acredito que não existe motivos para pânico.

Porque ele quer se aventurar fazendo coisas perigosas. (risos). Boa sorte para ele, e cuidado e juízo para ele.

1 curtida

Bloquear o acesso mesmo, eu creio que só desinstalando o driver NFTS (não sei exatamente qual o pacote), mas eu sinceramente não montando ele já sirva muito bem, assim vc monta manualmente caso precise

1 curtida

Olá @fudiz, tudo beleza?

Vamos a algumas considerações sobre o cenário que você sugeriu: se o HD está conectado e ativo no computador existem outras formas de acessar seu conteúdo e montar é apenas uma delas. É possível acessar qualquer área de armazenamento ativa (mecanicamente instalada) através dos metadados usando o debugfs ou o e2fsprogs por exemplo

Possivelmente existem formas de bloquear o acesso do HD windows através do Linux, mas duvido que qualquer uma delas seja 100% à prova de falhas. Quer realmente proteger sua instalação de Windows enquanto faz seus testes no Kali? Desconecte o cabo SATA e o cabo de força do HD. :slight_smile:

Sim é possível e no futuro próximo será um problema corriqueiro. Historicamente o Malwares mais comuns eram específicos para aplicações de servidor (apache, openssh, openvpn), mas como muitos usuários caseiros instalam esses pacotes em seus computadores sem tomar os devidos cuidados com a segurança eles podem acabar com os computadores invadidos e/ou contaminados. Também é possível que uma máquina rodando uma distribuição Linux possua vários vírus de Windows em si, porém, eles são inertes no “linux” - mas podem causar um estrago quando você envia um arquivo contaminado para um usuário de Windows ou mesmo copia ele para sua “partição windows”.

100% seguro e recomendado.

Como eu disse, existem outras formas.

1 curtida

@eddiecsilva, deves ser um hacker ético.

1 curtida

Amigos, na boa…só dele não estar montado já elimina muitos riscos, acredito que 90% do perigo!!

Agora se ele quer risco 0, já postei atrás: É desconectar a energia ou o cabo SATA do HD. Assim é impossível ter acesso ao HD.

1 curtida