Como Rodar Games Steam em Derivados Ubuntu?

olá pessoal, instalei a steam via, site da steam mesmo, sem lutris. e estou usando essa versão do ubuntu >>> wine-6.0.3 (Ubuntu 6.0.3~repack-1)

instalei aqui mais nenhum jogo, esta funcionando inclusive battlefield, que no site da proton e marcado com gold ou seja otima combatibilidade mudei pra diferentes versões, a 7, a 6, a 5 e nenhuma funcionou. tentei tambem desinstalar game e instalar denovo o pacify para testes, ele tambem nao funcionou queria saber se tem algum problema com minha versão do wine o que poderia ser feito pra resolver isso?

Dá uma olhada nesse vídeo:

O Wine não da 100% de compatibilidade, alguns software não rodam no Wine, como jogos com anticheat que bloqueia a execução do software via Wine.
Anticheats que são suportados pelos desenvolvedores oficialmente no Proton mas apenas no Proton e não no Wine:
https://www.easy.ac/pt-br/
https://www.battleye.com/
E principalmente o anticheat da Valve o VAC(usado no CSGO e DOTA 2). Este suporta tanto o Wine quanto o Proton.

Primeiramente, não é indicado que a Steam seja instalada por meio do pacote .deb. A primeira recomendação seria usar a versão dos repositórios. No Linux, softwares são instalados por meio de lojas de aplicativos ou terminal (usando os repositórios oficiais).

Você está usando Ubuntu 22.04 LTS ou outra versão? Qual é o seu hardware?

Qual Battlefield você tentou jogar?

1 curtida

O pacote DEB da Valve é distribuído para exclusivamente o Ubuntu e suportado apenas exclusivamente para o Ubuntu, vc pode verificar isso com o suporte. Já se for outra distro realmente é dor de cabeça.

1 curtida

Ok. Mas não faz sentido instalar pelo site se está nos repositórios - podendo ser instalado com poucos cliques na loja ou um simples sudo apt install steam - e irá atualizar automaticamente, junto com todas as dependências, ao atualizar o sistema.

Ainda mais para alguém que é novato, é importante esclarecer que instalar pacotes .deb “direto do site” é a forma menos apropriada para se obter softwares no Linux.

Para outras distros, fica a mesma recomendação: usando a versão dos repositórios oficiais da distro (ou Flatpak), não haverá problemas.

1 curtida

pessoal instalei, pela loja da pop, e funcionou picify, o problema que estou tendo agora e que não esta reconhecendo o HD, pra eu salvar os games la. instalei a steam pelo site oficial mais literalmente nao funciona bem nao! quando instalei pela loja do POP funcionu deboa, estou usando PopOs, agora estou tentando uma alternativa, pra na hora de clicar instalar aparecer meu HD, antes estava aparecendo depois que instalei essa versão nao. porem funciona

No começo você havia mencionado que estava usando Ubuntu. Instalou o Pop agora ou já estava usando ele antes? Você desinstalou o pacote que havia baixado do site?

A versão disponibilizada na loja está em formato Flatpak. Para resolver a questão do HD, veja o item 4 deste meu guia:

Lembre-se: sempre que desejar instalar algo no Linux, procure primeiro na loja de aplicativos. Evite, ao máximo, baixar executáveis avulsos na Internet. :wink:

Como Rodar Games Steam em Derivados Ubuntu? eu quis dizer a distro, falei ubuntu pq e praticamente mesma coisa… não vem ao caso e não é importante…, vou tentar só ver essa questão de instalar jogos no HD, que não estou conseguindo…realmente e complicado porem linux e bem legal , e errar faz parte, mas se eu não fuçar,mecher,“curiar”. sempre ficarei preso ao WINDOWS vlw pelo tempo^

@iniciante Faz o guia acima que o @KairanD posto po. Tem que desbloquear o acesso para o HD, O flatpack ele não da acesso sem sua intervenção.
Se não entender o guia cola ai.

2 curtidas

obrigado a todos que participaram me ajudaram, consegui instalar no HD, funcionou um jogo e BF5 estou testando ainda pq falta uns 20 gb pra baixar. mais agradeço a todos que me ajudaram. @KairanD e a todos. deu certo!!

1 curtida

Os Battlefields funcionam bem (salvo os antigões e o 2042). Eu já joguei bastante o 4 e o 1 em várias distros Linux. O V também funciona bem, mas não tenho ele.

Você sempre pode consultar no ProtonDB: https://www.protondb.com/

1 curtida

Vale lembrar que os relatos de compatibilidade do ProtonDB e WineHQ App não feitos com base em relato de pessoas e nenhum relato é oficial.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.