Como retirar borda de recolher dos aplicativos no Manjaro

Eu gostaria de saber, como se retira essa barra superior que fica na parte superior do Firefox e outros programas.

Vc tá se referindo à barra de título? Nem todos apps permitem troca-la por uma headerbar.

No firefox: vá em persobalizaçao clicando ali no menu de hambúrguer. Ai no canto inferior esquerdo vai ter uma caixa pra marcar/desmarcar. Não lembro exatamente o que tem escrito nela mas você pode dar uma olhada que é intuitivo

Na verdade me refiro a borda da janela, mas acho que é a de título, não entendi muito bem ela (nem sei explicar direito) e seu funcionamento.

do firefox teoricamente voce retira na opção personalizar dele seria somente desmarcar a opção barra de titulo, porem no XFCE não funciona, pelo menos não cutuquei muito.

No Xubunto e no Mint XFCE funciona sem problemas a ocultação da barra de títulos. Tanto no Firefox, quando no chrome/chromium. Não sei no manjaro.

Remover eu ainda não sei, mas você pode diminuir um pouco, não sei se será suficiente para você.

Abra as configurações do Sistema, escolha Estilo dos Aplicativos, Decorações da Janela, agora no tema que você está usando no momento, clique em Configurar seu-tema, em Button size, escolha Tiny.

Após aplicar as alterações, essa borda irá diminuir um pouco nos programas.

Saudações.