Como retirar a tela de GRUB?

Olá!

Há um tempo vinha usando dual boot com o Ubuntu e Windows 10.

Decidi remover o Windows, então iniciei o Ubuntu pelo USB, abri o gparted, excluí todas as partições relacionadas ao Windows e realoquei (o que podia, algumas coisas ficaram de fora, no print dá para ver) para o Ubuntu.

As questões são:

Como posso retirar a tela de GRUB, porque o Windows ainda consta lá, apesar de não conseguir mais iniciar o sistema && como posso colocar essas 2 partições que restaram para o Ubuntu (tá me dando gatilho :woozy_face:)

Desde já, agradeço.

1 curtida

Então, um pouco de cada vez:

Você pode simplesmente rodar sudo update-grub para retirar o Windows e manter o Grub (assim tendo acesso mais fácil a opções avançadas/emergenciais).

Caso queira realmente tirar o Grub porque incomoda não iniciar direto no SO, segundo esse guia:

  1. Baixe o Grub Customizer
  2. Desmarque os itens marcados com 2 na figura abaixo e clique no botão 3.
    image

Será necessário apagar a partição EFI e reinstalar o GRUB. É um procedimento arriscado que não tenho coragem de ensinar em um fórum (sem ter troca mais instantânea de mensagens de erro).

4 curtidas

provavelmente o GRUB ainda acha que o Windows está instalado pois deve ter um diretório no /boot/efi/EFI/Microsoft

Talvez remover esse diretório e o grub (os-prober) não detecte mais o Windows, pois não há partição para ele. O bom é que remover esse diretório deveria ter sido feito como processo de remoção do Windows, bem como eliminar a entrada do Windows via efibootmgr


Duas partições para adicionar você quiser dizer os espaços livres, um de 556 MB e outro de 1,7MB?
Se sim:
É possível mas é complicado, corre o risco de perder dados ou então de perder as entradas de inicialização no firmware… Não vale a pena por 558 MB… Ouso dizer que seria mais fácil reinstalar tudo do zero.

3 curtidas

Deu certo!

Sobre excluir as partições vou deixar quieto. Esquecer que elas existem.

Como o amigo disse também… Não vale a pena pelos 558mb.

Deixarei para resolver isso no futuro, quando precisar reinstalar o sistema por algum outro motivo.

Obrigado!