Olá, pessoal!
Estou precisando de ajuda com meu SSD MX500 Crucial.
Comecei a usá-lo dia 31/07, em GPT, com o Windows10 e Manjaro Gnome em dual boot e uso o HD antigo do notebook em um adaptador caddy para armazenamento de dados.
Estava usando o Manjaro no dia 06/09, e após fazer a instalação do VLC (flatpack), Kdenlive (repositório) e de uma atualização do sistema (não me recordo o nome), meu notebook parou de acessar o Manjaro, acusando um erro. No entanto, o Windows10 funciona normalmente após selecioná-lo no GRUB (tenho usado ele desde então). Segue abaixo imagem do erro apresentado:
Figura 1. Erro no SSD após atualização do sistema.
Consegui usar o comando journalctl -xb
descrito na imagem a cima e o resultado foi uma lista enorme que chegava até a linha 1564. Essas duas fotos abaixo são de alguns trechos:
Figura 2. Resultado do comando
journalctl -xb
linha 1-47/1564.
Figura 3. Resultado do comando
journalctl -xb
linha 1256-1302/1564.
Falei com @Rodrigo_Chile e ele me sugeriu fazer a formatação do Manjaro Gnome.
Fiz a formatação com a nova ISO do sistema (Pahvo 21.1.2), mas não funcionou. Então tentei com a anterior, Pahvo 21.1 (que era justamente a que eu estava usando antes de dar o problema), mas também não deu certo. Em ambos os casos, após a escolha do Manjaro no GRUB, meu notebook apresentava a mesma resposta da Fig. 1.
Portanto, realizei a formatação completa do SSD, apagando todas suas partições e criando uma nova tabela GPT, onde reinstalei o Windows10 e depois o Manjaro Gnome em btrfs, mas o erro da Fig. 1 persistiu.
Assim, resolvi apagar a partição do Manjaro e dividí-la em duas ext4. Em uma instalei o Xubuntu e na outra o RegataOS para verificar se o problema poderia ser o ManjaroGnome, mas infelizmente, o erro da Fig. 1 ainda existe quando escolho qualquer um dos sistemas no GRUB, exceto o Windows 10, que está funcionando normalmente.
Pelo modo live do Xubuntu, tentei utilizar o comando fsck
para verificar quaisquer problemas que pudessem existir, mas não tive nada conclusivo.
Figura 4. Verificando partição com o comando
fsck
.
Conversando com @Rodrigo_Chile, ele me indicou usar a live do Manjaro para fazer o teste SMART pelo Gnome Disks no SSD e os resultados estão nas imagens abaixo:
Figura 5. Resultado do teste SMART Short.
Figura 6. Resultado do teste SMART Extend.
O @Rodrigo_Chile me disse que era muito estranho o SSD ter apenas 9 dias e já ter dois processos em pre-fail, apesar da avaliação geral estar como OK e mesmo assim o problema da Fig. 1 ainda existe.
Informações adicionais: durante as formatações, a BIOS sempre esteve com o secure boot desativado e o modo de formatação é em EFI/Boot.
Laptop Acer Aspire E1-571-6601
Intel® Core™ i3-3110M CPU 2.40GHz
Intel® HD Graphics 4000 (IVB GT2)
RAM DDR3L 12 Gb 1600MHz
Infelizmente, não conseguimos resolver este enigma e por isso, peço auxílio a comunidade do Diolinux Plus!
Obrigado pela atenção e apoio!
Gustavo