Positivo N1250 sem som no Linux || Arch e Fedora
Olá
Há uns meses fiz esse post onde eu pedia ajuda para resolver um problema que eu estava tendo com o áudio no Linux.
Pelo o que entendi era causado por causa do codec ES8336. Segundo essa página da SOF Project, o suporte só foi declarado com o kernel 5.19-rc1. Mas já dava para fazer algo com relação a isso a partir da kernel 5.16.
A solução que encontraram foi pegar essa kernel customizada junto com as parada que o cara colocou no repositório e executar o script que ele escreveu. O problema era que isso só servia em derivados de Debian por causa dos pacotes .deb, além do microfone embutido e dos de headsets não funcionarem.
Mas hoje (e provavelmente antes se eu tivesse pesquisado mais), já dá para fazer o áudio dessa bagaça funcionar em outras distros, como Arch e Fedora (que foram os que testei), segue o que se tem que fazer:
Fedora (easy)
Testei na versões 36 e 37.
- Após instalar o fedora abra o terminal;
- Execute o
alsamixer
- Agora simplesmente desmute o fone esquerdo e direito;
- Saia do programa e execute
alsactl store
para salvar as configurações; - Fim
Coisa linda, já vem com suporte.
Arch Linux (menos easy, mas easy)
- Vá neste repositório da SOF Project e o clone;
- Entre na pasta e siga os passos descritos no README.md (eu instalei a versão 2.2.x)
- Faça reboot;
- Execute o
alsamixer
; - Agora simplesmente desmute o fone esquerdo e direito;
- Saia do programa e execute
alsactl store
para salvar as configurações; - Fim
Limitações
O suport ainda não tá essas mil maravilhas, então tem algumas limitações, como:
- Não deixe o notebook entrar em suspensão, se não o áudio para de funcionar;
- O microfone de headsets ainda não funcionam, mas o embutido sim.
Adicione mais conteúdo
Se tu pesquisar mais coisas e tiver algo para agregar aqui, por favor, faça isso kkkk. Pois acho que ainda devem ter jeitos melhores.