Quando seleciono uma palavra em qualquer lugar no Windows, seja navegando na Internet ou em um documento de texto, acontece o mostrado abaixo:
Eu cliquei duas vezes na palavra texto e a seleção acrescentou esse espaço após a palavra.
A palavra só é selecionada sozinha sem esse espaço acrescentado quando:
Está antes de um sinal de pontuação, como a palavra exemplo.
Quando é a última palavra de um título ou subtítulo.
Sei que para alguns pode ser útil ter um espaço disponível logo após colar o que você acaba de selecionar, mas no meu trabalho aqui me irrita grandemente. Uso o recurso de seleção de texto tanto na Internet como em editores de texto no Ubuntu e lá só seleciona a palavra quando clico duas vezes sobre ela e pronto, sem espaço adicional.
Não conheço nenhum atalho que selecione somente a palavra sem o espaço posterior no Windows, assim como não conheço forma de selecionar palavras alternadas (Segurando o Ctrl) no Linux.
Mesmo no artigo da MS, eles não dão uma solução diferente para isso.
A questão é que qualquer seleção de texto no Windows ele reconhece como “Até a próxima palavra”, ou seja, a seleção sempre será até o próximo espaço.
Mas tente explicar melhor com que finalidade você faz a seleção de uma palavra. Talvez possamos descobrir uma forma mais eficiente de realizar a tarefa.
É que eu edito muito texto em que preciso recortar palavras e colá-las em outro lugar ou então mudar a ordem das palavras numa frase e quando eu seleciono e colo e vem com aquele espaço, eu posso deixar isso passar sem perceber e o texto ficar mal formatado, entende?
Tomando base pelo que entendi, um problema recorrente que você encontra é espaçamento duplo em uma formatação.
Quando eu tenho de fazer conferência de formatação, eu utilizo o bloco de notas no Windows ou o editor de textos no Linux.
PRINCIPALMENTE quando é formatação para planilhas.
Como eles possuem a ferramenta de “Localizar e Substituir” eu nem me preocupo tanto com a formatação enquanto estou escrevendo. Eu utilizo o editor de textos para realizar o “pente fino” mandando substituir espaços duplos por espaços simples, unindo textos de várias células em uma única célula ou separando palavras de uma célula para várias (É só substituir o espaço por parágrafo.).
O Bloco de Notas não altera fontes, porém é uma ferramenta muito boa para correção e alteração.
Obrigado pelas dicas! É sobre o espaçamento duplo mesmo. Como edito em uma ferramenta online e não num editor de textos do Ms Office ou Libre Office, fica difícil seguir essas dicas. É mais rápido e eficiente pra mim que seja já no editor online.
A única maneira que vejo é selecionar a palavra sem usar o duplo clique.
É mais demorado, mas vai funcionar.
Seleciona a primeira letra e arrasta o mouse até a última.