Esse post trata-se, na verdade, de uma paráfrase desse post do Stack Exchange voltado para dúvidas relacionadas ao sistema operacional GNU/Linux, Ubuntu.
Acho que o fórum do Diolinux poderiam ser um ambiente adequado pra receber a localização de conteúdo, que apesar, de não ser nada difícil de entender, resolveu perfeitamente o meu problema e, de tão aliviado que fiquei, gostaria de “pulverizar” a solução a fim de ajudar outros usuários.
Enfrentei o problema por anos, mas conseguia contorná-lo provisoriamente ao reinstalar o sistema operaconal, até que reapareceu novamente.
Há uma publicação levemente semelhante a esse problema aqui no fórum, mas que tem como solução um outro caminho.
Configurações de Hardware e Software
Operating System: Kubuntu 22.04
KDE Plasma Version: 5.24.7
KDE Frameworks Version: 5.92.0
Qt Version: 5.15.3
Kernel Version: 6.2.0-36-generic (64-bit)
Graphics Platform: X11
Processors: 4 × Intel® Core™ i5-7200U CPU @ 2.50GHz
Memory: 7,6 GiB of RAM
Graphics Processor: Mesa Intel® HD Graphics 620
O Problema
O fone de ouvido conectado a entrada P3 do seu notebook/desktop, de repente, passa a emitir estalos insurportáveis logo após um tempo sem reproduzir qualquer conteúdo de áudio ou retomar a reprodução após tal contagem regressiva.
O causador do problema é o gerenciamento de energia que, de alguma forma, o próprio sistema operacional em si o modificou.
Solução
Solução direcionada para chip de áudio Realtek.
Navegue até o diretório: /etc/modprobe.d
Abra o arquivo com um editor de texto: alsa-base.conf
Vá até a última linha do documento e adicione o seguinte texto: options snd-hda-intel power_save=0
Salve o documento (necessário privilégio de admnistrador)
Reinicie o sistema operacional
Créditos
Créditos ao usuário reallife por oferecer essa solução no Ask Ubuntu do Stack Exchange.
Eu tive um problema parecido, mas não eram estalos e sim chiado. Abria a janela e enquanto você mexia o mouse ficava chiando, parava de mexer, diminuia o som do chiado. Ao abrir um jogo ou qualquer programa, o chiado aumentava muito (isso sem ouvir nenhuma música ou áudio). No entanto no Windows não tinha esse problema. Até hoje não sei a causa. A janela abrir e fechar fazia um chiado, é como se cada coisa ao ser movimentada com o mouse na tela fizesse som.
Seu problema, pela leitura, parece ser muito bizarro, mas… O fone de ouvido e o seu mouse são sem fio? Se sim, me parece que o sinal entre eles estão se interferindo.
Se for com fio, poderia ser algum problema entre as entradas USB que estão conectadas, isso se o fone for com fio e utilizar uma conexão USB para se comunicar com o computador / notebook.
O problema aparentemente é na entrada p2 no PC que no Windows não faz chiado e no Linux faz, ou seja o problema só existe no Linux. Por isso que quando uso ele (o que é maior parte do tempo), utilizo outra entrada e uso um fio adaptador, pois essa outra entrada é mais longe e o fio do fone não alcança.
No Windows a entrada mais próxima, que não precisa de adaptador, tem esse problema, o que realmente, parece ser uma interferência, talvez porque haja outras entradas com fios ligados muitos próximas dela cause algum B.O. no Linux que não causa no Windows. Mas já tentei de tudo pra resolver e nada deu certo, só usando outra entrada p2 no Linux mesmo que resolveu o problema.