Como remover entradas de Boot do Coreboot

Esse não é um problema tão comum, já que o Coreboot não é amplamente difundido em relação a firmwares mais tradicionais para BIOS/EUFI.

O Coreboot vem por padrão em computadores da System76, mas esse tipo de entrada EFI pode aparecer em outros cenários e outras distros com firmwares tradicionais (aparece na minha placa-mãe Asus, por exemplo).

Referência: efibootmgr - Gentoo wiki

O problema

Ao formatar o computador diversas vezes, coisa que eu faço muito, aos poucos as entradas de Boot vão sendo povoadas, e mesmo que você remova os sistemas do disco, essas entradas permanecem registradas.

Um excesso de entradas de boot, nesses casos, pode acabar gerando confusão ou simplesmente impedir a visualização de novas unidades de boot no seletor de boot do Coreboot. (muitos “boots” para uma frase, eu sei :rofl:).

Resolvendo o problema

Sendo muito direto, é tão simples quanto isso.

Visualize todas as entradas de EFI contidas no firmware do seu computador usando o comando:

sudo efibootmgr

Esse comando deve funcionar em praticamente qualquer distro Linux atual, eu mesmo não estava usando o Pop!_OS no computador, mas sim o Linux Mint.

Esse comando vai listar todas as entradas de boot e você verá que cada entrada possui um número atrelado a ela.

Para remover uma entrada dessa lista, basta usar o comando:

sudo efibootmgr -B -b XXXX

Troque os “X” pelo número referente a entrada que você quer remover.

Por ex:

sudo efibootmgr -B -b 0004

É preciso fazer uma entrada por vez pelo que percebi.

É um problema específico e particular, mas se por acaso você algum dia tiver o mesmo problema, agora já sabe a solução.

Valeu! :vulcan_salute:

3 curtidas

Muito obrigado, meu pc tá cheio de entradas na bios. O problema é que tenho dual boot entre o Pop OS! e o Windows7 e o windows 7 não foi detectado pelo pop na instalação e para dar boot eu tenho que abrir a bios e mudar o boot, e tem boot dos archs linux que eu instalei, tem do ubuntu e tudo mais kkkk

1 curtida

Tente descobrir qual a tecla que ativa o menu de boot do seu PC (geralmente, F12).
Assim, você não precisará entrar na BIOS cada vez que precisar mudar o sistema operacional.
Por exemplo, em notebooks Dell, é F12. Em Notebooks HP, F10.

o problema é que ele não tem menu de boot já pesquisei e não tem, o menu de boot é integrado na bios. Abro ela e vou na aba exit, lá aparece para salvar as alterações e logo abaixo um menu de boot que eu seleciono o sistema e dou enter ele sai da bios e inicializa o sistema, que selecionei, meu inicializador inicial é o Pop e quando quero o windows 7 vou na bios e na ultima aba ele eu dou enter no windows 7 e ele dá boot no windows 7, depois se eu reiniciar ele vai direto para o pop, como um menu de boot, só que na bios. Eu uso computador de mesa, não notebook e ele tá com uma placa-mãe da gigabyte que quando inicializa aparece a logo da semp toshiba, não sei por que

Tente isso:

Vou tentar, mas quando ligo aparece a logo da semp toshiba, então tá com a bios deles. Comprei esse kit no mercado livre

Testei e não funcionou