Esse não é um problema tão comum, já que o Coreboot não é amplamente difundido em relação a firmwares mais tradicionais para BIOS/EUFI.
O Coreboot vem por padrão em computadores da System76, mas esse tipo de entrada EFI pode aparecer em outros cenários e outras distros com firmwares tradicionais (aparece na minha placa-mãe Asus, por exemplo).
Referência: efibootmgr - Gentoo wiki
O problema
Ao formatar o computador diversas vezes, coisa que eu faço muito, aos poucos as entradas de Boot vão sendo povoadas, e mesmo que você remova os sistemas do disco, essas entradas permanecem registradas.
Um excesso de entradas de boot, nesses casos, pode acabar gerando confusão ou simplesmente impedir a visualização de novas unidades de boot no seletor de boot do Coreboot. (muitos “boots” para uma frase, eu sei ).
Resolvendo o problema
Sendo muito direto, é tão simples quanto isso.
Visualize todas as entradas de EFI contidas no firmware do seu computador usando o comando:
sudo efibootmgr
Esse comando deve funcionar em praticamente qualquer distro Linux atual, eu mesmo não estava usando o Pop!_OS no computador, mas sim o Linux Mint.
Esse comando vai listar todas as entradas de boot e você verá que cada entrada possui um número atrelado a ela.
Para remover uma entrada dessa lista, basta usar o comando:
sudo efibootmgr -B -b XXXX
Troque os “X” pelo número referente a entrada que você quer remover.
Por ex:
sudo efibootmgr -B -b 0004
É preciso fazer uma entrada por vez pelo que percebi.
É um problema específico e particular, mas se por acaso você algum dia tiver o mesmo problema, agora já sabe a solução.
Valeu!