Como remover aplicativos instalados de fábrica? (sem fazer root)

Tenho um celular bem velhinho lá de 2013, e ele só tem 4GB de memória interna sendo que só consigo usar 459mb, pois o resto está dividido entre o sistema operacional, e os aplicativos pré-instalados no sistema operacional, sendo que eu já tentei remover eles anteriormente e não obtive sucesso.
Ouvi dizer que é necessário fazer Root no celular para fazer tal tarefa, e que por isso eu não havia conseguido. Mas a questão é que não quero fazer Root nele.

Questão: não quero fazer root nele.
Resposta: não removerá nada.

1 curtida

kkkkkkkkkk
ok então
vou esperar mais algumas respostas e depois se eu não conseguir nada satisfatório, eu te dou o Solucionado

vc pode no máximo desativar e desinstalar as atualizações, remover completamente não rola, só com root

1 curtida

vish então ‘-’

O /system (diretório em que os aplicativos de sistema permanecem) é protegido contra gravação (montado em RO - Read Only). Para montá-lo e conseguir gravar nele (RW - Read/Write) você precisa do acesso de superusuário (root). Tentar fazê-lo sem acesso superusuário é como tentar montar um HD sem o sudo.

4 curtidas

então né, só confirma que não é possivel ‘-’

Exato. Se conseguir me passar o modelo do seu telefone consigo te ajudar no processo de desbloqueio do bootloader e instalação do recovery customizado (caso seja possível, se não tiver nenhum recovery customizado pré-construido para ele você não poderá fazer root).

Ele é um Galaxy S2 TV

Amigo. sinto lhe informar que este modelo (o TV em específico) não possui um suporte third-party. A última versão construída do TWRP para ele consta como a versão 2.8.7-0, enquanto a mais recente seria a 3.4.0-0. Não recomendo sua instalação, devido a vários motivos de segurança e que um vírus com acesso Root poderá mexer no bootloader e recovery de seu dispositivo, devido a ser uma versão antiga do TWRP e ainda por cima não oficial.


A instalação deste TWRP deve ser realizada a partir de um computador Windows (para ser realizada facilmente).
Primeiramente, deve-se baixar o Samsung Odin em seu computador, em específico uma versão mais antiga compatível com o SII TV.

ODIN 3.09 - Download

Ao entrar no Odin, verá algo como isto:

Clique em “AP” e navegue até o TWRP baixado (deve estar em .tar)

TWRP - Download

Após isso, em seu Galaxy SII o processo começará. Primeiro, desligue-o e ligue-o, mas ao ligar ligue-o pressionando os botões POWER + VOL - + HOME ao mesmo tempo. Irá aparecer um aviso, clique no botão de VOL + (ou no qual NÃO SEJA para reiniciar agora). Conecte-o ao computador com o Odin aberto (certifique-se de ter os drivers USB Samsung no seu computador). Em um dos quadradinhos, aparecerá algo escrito COM XX, onde XX é um número variável e que não importa. Desde que esteja azul, pode clicar em START, se certificando de que a opção Re-Partition NÃO esteja marcada, as únicas que devem ser marcadas são a Auto Reboot e a F. Reset Time.

Caso o processo tenha sucesso, aparecerá uma mensagem escrito PASS em verde no Odin. O telefone reiniciará.

Para entrar no recovery customizado, ligue o telefone segurando POWER + HOME + VOL +. O telefone entrará no modo de recuperação, neste caso no TWRP. Após isso, para instalar o root, recomendo-lhe o Magisk pois o SuperSU não é mais suportado.

Magisk - Download

Você terá um arquivo .zip que deverá estar na memória interna de seu aparelho.
No TWRP, vá em Install e navegue até o seu arquivo .zip do Magisk. Deslize o botão e espere.
Já no Android, para gerir o root instalado você pode usar o aplicativo Magisk Manager.

Magisk Manager - Download (está em .apk, instale-o como um aplicativo normal).

Agora, seu dispositivo está rooteado e os tutoriais de remover apps de sistema funcionarão.

Tenha uma boa noite.


Gabriel "Aghbi" Steinbach - Arch Linux / Windows 10 - 11/10/2020

1 curtida

@COERSA leia isto, pode ajudar.

1 curtida

Ok eu já li o processo, e acho que estou disposto a a faze-lo

Na verdade não precisar de root para fazer isso, pode ser feito por meio de comando adb é possível remover ou apenas desativar de uma forma mais eficiente que a feita no próprio aparelho.

https://www.xda-developers.com/uninstall-carrier-oem-bloatware-without-root-access/

https://www.xda-developers.com/disable-system-app-bloatware-android/

Mas esse procedimento não remove os apps ele apenas esconde para o usuário ele continua ocupado espaço de armazenamento

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.