Como remover a senha de encriptação de disco

Após o vídeo do Dionatan sobre o Pop!_OS, resolvi testar a distro.
Baixei a Pop!_OS 20.04 LTS, infelizmente durante a instalação, pra testar coloquei a criptografia de disco.
Queria conhecer a tecnologia, isso tem mais ou menos 3 semanas.
Por se tratar de um computador que uso em casa, a senha passou a me incomodar, pois é mais um passo (e a senha é de alto padrão de segurança (com 30 caracteres, especiais, letras e números) como (quase)todas minhas senhas) e agora que compartilho o uso com minha esposa, é uma novela até ela acertar (por padrão, a tecla NmLk não vem ativa, assim quando clico no teclado numérico, bagunça a senha).
Sou novo no mundo Linux e gostaria de remover essa senha específica.

Desde já, obrigado pela atenção.

Se a encriptação usada for do LUKS, dá pra adicionar outras senhas de acesso, no caso uma senha que sua esposa queira usar:

[root ~]# cryptsetup luksAddKey /dev/sdaX
Enter any existing passphrase: Senha atual de 30 caracteres
Enter new passphrase for key slot: Senhafacil
[root ~]#

Vc precisa descobrir daí qual é o dispositivo de bloco que foi criptografado e alterar de acordo.

1 curtida

Ou formatar de novo, mas sem colocar encriptação do disco, já que o usuário é novo…

Obrigado pela resposta.
Aproveitando, essa senha é gerencia por algum app?
Eu gostaria de remover essa senha, mas se não tiver como, posso manter com uma senha mais tranquila.

Então…
Não é tão “novo” assim, eu realmente não queria ter que formatar, já que para eu me organizar novamente demora alguns dias (mantenho alguns arquivos em eterno seed) daí até eu conseguir configurar, aliado ao fato que não sou tão bom em Linux, então eu gostaria de simplesmente remover, se não der, vou deixar uma senha mais fácil…

Justamente o que eu disse, você é novo no Linux. Não que a sua instalçao do Pop!_OS é zero bala :upside_down_face:
Se foi uma encriptação completa do disco, é impossível remover a senha: Reddit - Dive into anything