Como reinstalar o driver da Nvidia no Pop!_OS

O Pop!_OS é um sistema que tem um excelente suporte a drivers, e no caso da Nvidia, há até uma ISO em particular do sistema que já vem com o driver pré-instalado, então, tudo o que você precisa fazer é instalar o sistema no seu computador com GPU Nvidia e usar, mais do que isso, o Driver sempre está na última versão possível, e considerada estável pelos desenvolvedores.

Como reinstalar o driver e o porquê

É possível que você nunca se encontre nessa situação. Eu uso o DaVinci Resolve para editar vídeos no Pop!_0S, e apesar de ser um software indescritivelmente bom, ele pode ser temperamental quanto ao uso de drivers de vídeo.

Recentemente minha workstation (Pop!_OS 20.04 LTS) recebeu um upgrade de Kernel para a versão 5.13 (uma bem atualizada para o momento até), e isso faz com que os módulos da Nvidia precisem ser reinstalados, e de fato eles são, tudo funciona corretamente, porém, o Resolve não achou que estava tudo certo e quanto eu abria ele, ele dizia que não estava reconhecendo uma placa de vídeo.

A solução é simplesmente remover e instalar o Driver.

No terminal

O procedimento pode ser feito com o seu sistema rodando, sem medo, abra um terminal e remova o driver da Nvidia:

sudo apt-get purge *nvidia*

Pode ser que o terminal aponte alguns erros por conta de você estar removendo um driver que está em uso (eu sei que é meio bizarro fazer como estamos fazendo, mas eu juro que funcionou :rofl:) e agora vamos instalar o driver novamente:

sudo apt install nvidia-driver-470

Apesar de estarmos indicando o driver 470 em particular, poderia ser indicado outro, como o 460. A questão é que no Pop isso não importa, todos os drivers anteriores são apenas pacotes transicionais para a versão mais recente, então, mesmo que você indique o 460, ele vai instalar a versão mais recente, que neste momento é o 470.63.01.

Reinicie o computador

Depois de instalar o driver, reinicie o computador. Após esse procedimento o DaVinci Resolve voltou a reconhecer a placa normalmente.

:vulcan_salute:

7 curtidas

Muito obrigado, resolveu meu problema kkk meu driver tava com problema, ele nem reconhecia segundo monitor que eu tenho. Mas com esse tutorial deu boa

1 curtida