Como recuperar sistema corrompido em caso de queda de energia

Ola pessoal!
Bom me bateu uma dúvida talvez simples ou nem tanto…
Com o tempo de chuva a falta de energia vem quando menos se espera, no caso eu tenho um computador que passa bastante tempo ligado e uma queda ou outra chego a desligar a máquina, no caso do sistema pode vir há acontecer algo em cada queda de eletricidade? E como chegar e reparar no caso da perda do sistema? Seria so conferir usando o fsck ou tem mais coisa a se fazer?

Se você utiliza um sistema de arquivos com suporte a journaling (Ext4, por exemplo), você não terá problemas com sistema corrompido, afinal, o journaling garante que a estrutura do sistema de arquivos permaneça consistente em casos de desligamentos inesperados.

2 curtidas

Então não gasta fazer um escaneamento no disco pra garantir?

Foi ate bom o @thespation ter dado uma corrigida no titulo ate pq eu fiquei sem saber oq colocar kkkkkkk

1 curtida

Fiz o teste numa VM. Coloquei para copiar um arquivo (~1.5GB) e desliquei a VM com a opção de desligar imediatamente (acredito que Desligamento por ACPI ou algo assim). Depois que religuei, tava tudo normal. Ele apenas interrompeu a cópia.
Testes realizados no openSUSE (BtrFS), Arch Linux (BtrFS), Ubuntu (Ext4), Fedora (Ext4) e Mint (BtrFS).

2 curtidas

Bom, eu considero desnecessário.

1 curtida

Já passei por essa desagradável experiência com o Ubuntu há alguns anos atrás e fui com meus conhecimentos à época incapaz de solucionar sem reinstalar o sistema operacional.

1 curtida

Acredito que não, mas não tive problema nenhum com os desligamentos.

Lembrando que não possuir suporte a journaling não significa que o sistema será corrompido sempre que houver um desligamento inesperado, significa que o risco é iminente.

1 curtida

Bom essa dúvida e mais por conta de certos conteúdos na interweb kkkkk
Pq no windows o sistema ja programa um checkdisk básico nesses casos, mas como vocês ja esclareceram essa ideia foi bom saber que eu não preciso ficar indo no livecd pra passar o fsck sempre que acabar a luz kkkkk

Btrfs tem suporte ao journaling?

bom… a wiki do kernel.org (btrfs Wiki) (que guarda informações oficiais sobre o btrfs) não diz nada sobre isso, mas o maketecheasier diz que sim

Na instalação de alguns SO’s, aparece “Sistema de arquivos com ‘journaling’ BtrFS”

O conceito de journaling é escrever os dados em memória cache no disco, para depois copiar esses dados na localização correta. No caso de uma falha de energia ou desconexão do dispositivo, durante a próxima inicialização o driver vê que tem dados no “journal”, verifica se são dados válidos, e copia para a posição adequada. Caso a falha tenha ocorrido durante a escrita do journal, a verificação vai falhar e os dados são descartados. Em ambos os casos o sistema continuou íntegro.

O BTRFS utiliza outra técnica, a “COW” (Copy on write). Ela funciona de forma semelhante ao journal: É copiado o cache de memória para o disco, porém é alterado no disco os metadados para informar que aquela parte do arquivo está na posição que foi recém gravada. Isso aumenta a fragmentação de arquivos mas tem a vantagem de não precisar escrever os dados duas vezes, como acontece com o “Journaling”. Ambos são considerados seguros quanto a falhas.

Então agora já sabemos que o BTRFS não tem journal, mas é um sistema COW que é tão seguro quanto o journal.

5 curtidas

Então o Ubiquity mentiu para nós :thinking: