Como recuperar o arquivo .profile? (Problema com PATH)

Olá, bom ontem Eu acabei alterando o .profile, um export alguma coisa no final do arquivo, hoje, ao iniciar o pc, ele não passa da tela de login, onde eu digito a senha e dou ok, ele pisca e volta para a tela de login, ao logar pelo terminal, temos o seguinte erro

“O comando não foi localizado porque '/usr/bin:/bin” não está incluído na variável de ambiente PATH"

Podemos Ver na imagem
Imgur

ao tentar usar qualquer comando, seja um sudo, ou um apt ele dá o mesmo erro, consegui atualizar utilizando /bin/sudo, mas não resolveu

Abri o .profile e ele não tem as modificações que eu fiz ontem

Puts, problema grande esse. Se o seu armazenamento nao eh encriptado, da pra iniciar uma iso live, e alterar o profile seu, fiz isso muitas vezes com a iso do Arch, mas qualquer iso vai dar

EDIT:
Uma alternativa melhor eh simplesmente declarar o path novamente:

export PATH="/usr/lib/lightdm/lightdm:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin"

Dai, creio que ja de para alterar o .profile e corrigir o erro com o path

1 curtida

Era pra rodar isso no terminal né? deu erro

export PATH=“/usr/lib/lightdm/lightdm:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin” não é um identificador valido

A esqueci de mencionar, na vdd eu tenho acesso as arquivos pelo outra distro q tenho instalada, so q no HDD, o pop ta no SSD, eu abri o .profile e não tem a alteração que eu fiz

Qual erro?

Nao entendi bem, as edicoes nao foram efetuadas, no profile do PopOs?

1 curtida

“não é um identificador valido”
Eu iniciei o Pop e executei o comando lá, sendo que ele reconhece o comando export

As edições foram feitas no PopOS, digo que estou no Zorin e fui até o .profile do pop pra verificar e não encontrei oq eu alterei.

Eu to bem perdido, não sei muito sobre o PATH

Entao, o comando deveria funcionar, pois nao usa nenhuma aplicacao externa, apenas bash.

Se a sintaxe esta correta export PATH="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin" deve rodar perfeitamente

Mais estranho ainda, tente entrar como o root, e da um echo $PATH para ver se as variaveis estao definidas

1 curtida

Os dois comando funcionaram agora, erro de digitação, perdão, então dei um echo $PATH

Olá! Primeiramente mudei o nome do tópico para ficar mais próximo do problema, que foi a “quebra” do arquivo .profile.

Como esse arquivo roda durante a inicialização do sistema, um erro no arquivo vai parar o processo normal de inicialização.

Primeiro ponto, sendo profeta do passado, é que toda alteração nos arquivos de inicialização do usuário deve ser feita com cópia de backup da configuração anterior, que sabidamente funciona. Porém se isso não foi feito, vc pode recuperar o seu arquivo com alterações erradas para o padrão do sistema. Esses arquivos padrão ficam em /etc/skel e vc poderá copiá-los para o home do seu usuário. Se não houver um .profile lá, é porque vc pode apagar o seu arquivo (ou se vc for prevenido, renomear para um nome .profile.old).

Porém se vc alterou o arquivo de profile que fica na pasta /usr, o procedimento é outro…

1 curtida

faz assim:

export PATH="/bin"

Isso vai sobrescrever o PATH para ser /bin, isso é porque todos os binários essenciais estão nessa pasta, isso vai permitir remover os arquivos desnecessários, agora apague os arquivos que podem gerar os problemas na sua HOME:

rm .profile .bashrc .bash_profile

Se o seu shell padrão for o bash e você não tiver alterado a nível sistema isso vai resolver

2 curtidas

Tá legal, fiz oq vc falou, e bem,Não resolveu, mas achei o problema, o Path tá setado como uma pasta, eu fiz algo errado ontem tentando configurar um webdriver, e fiz isso, agora dei um echo $PATH e resultou nisso
https://i.imgur.com/AWCRNuK.jpg

Eu fiz o export PATH=“/Bin”, agora acho q é remover o export q fiz ontem em um arquivo, mas aonde ?

Bom, achei o culpado, estava no /etc/profile, um export q dava o diretório citado acima, já consegui logar,
Mas fica aqui meu obrigado pro @VanderleiJordaoJr pro @Deleterium e pro @Natanael.755, eu tava quase formatando, ia perder um tempão configurando tudo de novo, obrigado mesmo.

1 curtida