Como preparar o Linux Mint pra programar em Java?

Olá, estou rodando na minha máquina o Linux Mint 19.3, e preciso programar em java por conta do curso, da pra desenvolver usando o open-jdk, ou preciso do preciso do JDK da própria Oracle? se sim, como faço pra instalar? E qual IDE vocês me recomendam?

1 curtida

A Oracle fornece o OracleJDK para o Linux.
O OpenJDK vai servir já que o OracleJDK é construido a partir do OpenJDK leia um trecho da pagina:


“Na verdade, o processo de criação do Oracle JDK é construído a partir do código-fonte do OpenJDK. Portanto, não há grande diferença técnica entre o Oracle JDK e o OpenJDK;”

1 curtida

Quando eu tava na aula de java na faculdade eu usei o Netbeans mesmo, você pode baixa desse link aqui e já vem com o jdk é só baixa, instala e usa:
https://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/downloads/jdk-netbeans-jsp-3413153-ptb.html
Instalação:
sudo chmod +x <nome do arquivo .sh>
sudo ./<nome do arquivo .sh>
Após o segundo comando vai abri um instalador igual ao do Windows e é só da Next, Next basicamente.

1 curtida

Pode usar o OpenJDK, alias devidos as ultimas políticas da Oracle o OpenJDK é o mais recomendado independente de plataforma

1 curtida

Utilize o OpenJDK com o Netbeans. A Oracle vem fechando o OracleJDK em torno do mundo corporativo, o que não é algo bom para desenvolvedores independentes, já que estes terão que lidar com mais burocracia, isto sem possuir o apoio de uma equipe responsável por licenciamento igual empresas ou organizações. Atualmente a Oracle está oferecendo updates pagos, licenças comerciais etc. Um mar burocrático e perigoso para os que estão desavisados.

NÃO USE O ORACLEJDK!

O OpenJDK é um projeto livre, você não fica com rabo preso e não sofre com desvantagens tecnológicas ao utilizá-lo. Já o Netbeans é divino como IDE. DIVINO! Para trabalhar com Java não existe opção melhor e eu digo isso não porque é Open Source, mas sim por ser uma ferramenta extremamente completa e por permitir que você utilize ele para criar programas comerciais com qualquer licença que você quiser sem ter que pagar um tostão ou ter que ficar com rabo preso. Isso mesmo que você leu! Diferente de ferramentas de desenvolvimento como o Qt Designer que te força a pagar uma licença de 5000 dólares para poder usar a ferramenta para criar aplicativos comerciais – além de definir a licença que seu app vai usar --, o Netbeans dá liberdade ao desenvolvedor. O Netbeans também é uma ferramenta muito poderosa para desenvolvimento web.

3 curtidas

Tá ai uma coisa que eu não sabia. Que bom então, assim vou ter mais facilidade pra preparar o ambiente.

Beleza, vou tentar essa.

Caramba eu não sabia que esse tipo de coisa rolava no mundo de programação, é melhor eu me atentar quanto a isso. Obrigado pelo alerta e indicação e IDE, pelo pouco que pesquisei percebi que é um ótima ferramenta.

1 curtida

Que bom que pude ajudar. Ademais, comece a estudar sobre licenciamento, é muito importante, tão importante quanto desenvolver. Eu já vi casos de desenvolvedores independentes que tiveram que portar ou modificar completamente projetos complexos para que estes fossem legais no que se refere a licenciamento. É muito importante se atentar a isso.

1 curtida