Como posso verificar os drivers e hardwares instalados no meu pc (UBUNTU)

Instalei o Ubuntu mas sou novo no mundo linux, gostaria de ver qual a versão do driver gráfico que está instalado e também ver o meu hardware, como posso verificar isso no ubuntu?

No Linux (Ubuntu), praticamente todos seus drivers estão instalados se você marcou a opção a seguir durante a instalação:

Se você quer ter um overview do seu hardware, recomendo usar o neofetch, pois é bem direto ao ponto: sudo apt install neofetch
Para rodar: neofetch

Sobre o driver gráfico, rode: inxi -G
Se não estiver instalado: sudo apt install inxi

3 curtidas

Para informações mais detalhadas, aí precisa instalar o inxi, com ele aparece tudo e mais um pouco, mas ele tem muitas opções. inxi - Fzzza traz um listão completo de quase tudo que vc tem e está rodando no sistema

3 curtidas

Acabei de ver aqui, no caso o meu está como (driver: amdgpu). Esse driver é proprietário ou open source?

Ah, e reforçando o que o @Rodrigo_Chile, vulgo Mago do Manjaro, disse: o inxi é uma baita ferramenta. Use o manual dele para ver as opções de uso com man inxi, mas para quem é novato, acho que os comando inxi -G, inxi -A e inxi -b são mais do que o suficiente para suprir suas necessidades (Graficos, Audio e overview “básico” do hardware).

3 curtidas

Open Source

1 curtida

Valeu, como me disse no outro tópico, acho que vou ficar com o open source mesmo, só jogo cs, nada demais…

O driver open source te atende mais do que de boa. Fica tranquilo, estamos no Ubuntu e não no “janelas”. O driver open source é bem diferente do Microsoft Basic Display Adapter

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.