Olá Pessoal! Eu estou começando a entrar no mundo do Linux e uma das minhas primeiras preocupações foi: “Como será que funciona a instalação dos drivers AMD no Linux?”. A Princípio essa pergunta veio porque eu estou querendo usar o Fedora, e no site da AMD eles tem suporte pra Ubuntu e outras versões do Linux, mas não do Fedora.
Já fiz uma pesquisa anteriormente e parece que já existe drivers embutidos no kernel do Linux? Não entendo muito dessa parte, por isso vim aqui pedir a ajuda de vocês, posso apenas instalar o Fedora e play? Ou instalar algum driver antes?
Como disse, estou entrando nesse mundo agora e sou extremamente leigo.
Minha placa é uma RX 580 8GB.
O principal motivo que escolhi o Fedora é porque ele é famoso e muito bonito, simples assim xD
Se tiverem recomendações de outras distribuições que sejam bonitas, bastante personalizáveis e com boa comunidade para tirar dúvidas de drivers e bibliotecas, irei aceitar de bom grado!
No Fedora, basta na instalação ativar os repositórios de terceiros e ser feliz. O repositório não é necessário para os drivers, mas vai ajudar com outras coisas para ter uma experiência melhor.
Sugiro pesquisar aqui no fórum, creio que temos bastante informação sobre GPUs AMD por aqui.
Para todos os fins práticos para um usuário doméstico, é plug and play. A única grande exceção são as placas da Nvidia (e ainda assim, é mais recomendável você buscar instruções específicas da sua distribuição em vez de baixar do site, para garantir benefícios como atualizações automáticas e prevenir situações como o driver ficando velho demais pro resto do sistema).
Esse driver do site da AMD é voltado somente para usos empresariais como CAD, e vários benchmarks mostram desempenho pior em desktop e jogos.
Infelizmente não há nada completo e conveniente como o Adrenaline no Linux, nem rodá-lo por Wine funciona já não é possível emular todos os pontos onde eles se “engancha” nos outros programas no sistema.
Porém no geral dá para achar peças que fornecem funcionalidade equivalente (exemplo, configurar o Gamescope nas opções de incialização de um jogo dá a funcionalidade do Radeon Super Resolution), e o CoreCtrl citado pelo @eddiecsilva dá os ajuste de curva das fans e overclock.
Se for apenas para jogar, já tem os drivers necessários, é plug & play, a detecção é automatizada e o driver carrega automático durante o boot.
Agora se vc for usar para edição de vídeo e ferramentas profissionais o driver proprietário vai ser um adicional, mas para jogos o proprietário não vai te adicionar nada a não ser overclock.
A e os drivers que já estão incluso é mantido pela AMD, esse é o lado ruim da Nvidia, bem que ela tmb podia fazer assim ou melhor…