Como posso usufruir da minha placa AMD no linux?

Olá Pessoal! Eu estou começando a entrar no mundo do Linux e uma das minhas primeiras preocupações foi: “Como será que funciona a instalação dos drivers AMD no Linux?”. A Princípio essa pergunta veio porque eu estou querendo usar o Fedora, e no site da AMD eles tem suporte pra Ubuntu e outras versões do Linux, mas não do Fedora.

Já fiz uma pesquisa anteriormente e parece que já existe drivers embutidos no kernel do Linux? Não entendo muito dessa parte, por isso vim aqui pedir a ajuda de vocês, posso apenas instalar o Fedora e play? Ou instalar algum driver antes?

Como disse, estou entrando nesse mundo agora e sou extremamente leigo.

Minha placa é uma RX 580 8GB.

O principal motivo que escolhi o Fedora é porque ele é famoso e muito bonito, simples assim xD

Se tiverem recomendações de outras distribuições que sejam bonitas, bastante personalizáveis e com boa comunidade para tirar dúvidas de drivers e bibliotecas, irei aceitar de bom grado!

Agradeço desde já pela ajuda!

1 curtida

Olá @RomulloSousa, tudo bem contigo?

No Fedora, basta na instalação ativar os repositórios de terceiros e ser feliz. O repositório não é necessário para os drivers, mas vai ajudar com outras coisas para ter uma experiência melhor.

Sugiro pesquisar aqui no fórum, creio que temos bastante informação sobre GPUs AMD por aqui.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Entendo, irei me aprofundar! Muito Obrigado!

1 curtida

Uma das coisas que queria manter era o Software Adrenaline da AMD, se alguem souber se tem pro Fedora agradeço!

1 curtida

Não existe Adrenaline para Linux, existem outros programas com funções similares. Mas, nenhum deles é exatamente igual.

Uma das opções mais conhecidas é o CoreCtrl.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Para todos os fins práticos para um usuário doméstico, é plug and play. A única grande exceção são as placas da Nvidia (e ainda assim, é mais recomendável você buscar instruções específicas da sua distribuição em vez de baixar do site, para garantir benefícios como atualizações automáticas e prevenir situações como o driver ficando velho demais pro resto do sistema).

Esse driver do site da AMD é voltado somente para usos empresariais como CAD, e vários benchmarks mostram desempenho pior em desktop e jogos.

Infelizmente não há nada completo e conveniente como o Adrenaline no Linux, nem rodá-lo por Wine funciona já não é possível emular todos os pontos onde eles se “engancha” nos outros programas no sistema.

Porém no geral dá para achar peças que fornecem funcionalidade equivalente (exemplo, configurar o Gamescope nas opções de incialização de um jogo dá a funcionalidade do Radeon Super Resolution), e o CoreCtrl citado pelo @eddiecsilva dá os ajuste de curva das fans e overclock.

1 curtida

Se for apenas para jogar, já tem os drivers necessários, é plug & play, a detecção é automatizada e o driver carrega automático durante o boot.
Agora se vc for usar para edição de vídeo e ferramentas profissionais o driver proprietário vai ser um adicional, mas para jogos o proprietário não vai te adicionar nada a não ser overclock.
A e os drivers que já estão incluso é mantido pela AMD, esse é o lado ruim da Nvidia, bem que ela tmb podia fazer assim ou melhor…

1 curtida