Como posso restaurar o tamanho padrão de fontes no Windows?

É o seguinte, meu primo pequeno mexeu em meu tablet com Windows e desconfigurou a resolução e aumentou o tamanho das fontes do sistema para 500%, de forma que por ter a tela pequena a interface está bagunçada e não consigo chegar até o setor de Configurações e reconfigurar, alguém sabe o que posso fazer?

veja se resolve

1 curtida

Esse artigo resolveria, o problema é que as fontes estão grandes que não estou conseguindo navegar até a opção certa da aba “Configurações”.

1. Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado;
  2. Selecione " Prompt de Comando ";
    segue o tutorial que o amigo posto acima
1 curtida

Experimenta fazer o seguinte:

1 - Abre um powershell: Super+R, digita “powershell” e dá um Enter (caso você não consiga ver o que está fazendo)

2 - No prompt, digita " cd ‘HKCU:\Control Panel\Desktop’ " (sem as aspas mas com os apostrofes)

3 - Dá um “ls” e vê se o parâmetro “LogPixels” está presente. Se estiver, o tamanho padrão é 96, como você disse que aumentou para 500%, deve estar com algo em torno de 500.

4 - Caso de fato esteja com valores altos, seta o valor com o comando: “Set-ItemProperty -Path . -Name LogPixels -Value 96”

Fonte: Stack Overflow

Só para explicar o que aconteceu, todas as opções do windows vêm do registro, com esse comando você editou a chave de registro de volta ao valor padrão.

Para ter efeito talvez seja necessário reiniciar a shell gráfica, o que significa que você terá que ou dar um logout ou reiniciar (infelizmente não tenho como testar aqui porque uso o windows 7 e nessa versão não existe essa opção dessa forma), já que a chave de registro só é lida em alguns momentos.

Edit.: Existe uma outra possibilidade de chave de registro… Como não sei como o windows 10 está atualmente, talvez a chave “LogPixels” não esteja mais presente e tenha sido substituída por outra, se de fato ocorreu, procure (no mesmo local) a chave “Win8DpiScaling”. Caso esta esteja disponível, basta setar o valor dela em “1”. (atenção que essa não utiliza DPI como medida, usa a escala mesmo, então 1 = 100%).

Os comandos serão os mesmos, mudando apenas o nome da chave alterada e o valor.

1 curtida

Esse procedimento será feito em “Modo de Segurança” durante o boot?

Não precisa, pode ser com modo normal mesmo (desde que tenha privilégios de admin). Só tem que ser feito no powershell.

1 curtida

Como não consigo ler tudo o que escrevo no prompt, aparentemente estou errando algum comando. Só consigo visualizar o que digito até Control Panel no comando " cd ‘HKCU:\Control Panel\Desktop’ ".

o powershell trata o registro como se fosse uma árvore de diretórios, você consegue ir dando cd passo a passo… vai fazendo o comando escalonado:
cd ‘HKCU:’

cd Cont (e aperta tab para auto completar), o que vai resultar em cd ‘.\Control Panel’

cd Desk (e aperta tab), o que vai resultar em cd ‘.\Desktop’

Um exemplo:
1

1 curtida

por que você não inicia em modo de segurança e configura a fonte pro tamanho que você quer nas configurações do windows mesmo.

1 curtida

Era isso que estava pensando em fazer.

Por via das dúvidas, consegui resolver com o uso de uma restauração do sistema (ponto de restauração). Agradeço a todos pelo empenho.

1 curtida