Opa pessoal, eu tenho o Pop!_Os 21.10 no meu notebook HP de 2012 e que já tá meio usado (sorte que o Linux reviveu ele!) e ele tava com um boot time de 1.40min +ou-, após algumas pesquisas e aprendizados consegui reduzir para 40s +ou-.
Porém vi no meu terminal que ainda tem algumas coisas que parecem ser atrasadas e levar mais tempo que deveria, como eu comecei a usar Linux a apenas 1 mês e ainda estou aprendendo, vim aqui buscar ajuda de alguém mais entendido do assunto que possa me ajudar a descobrir algumas coisas que consiga reduzir o tempo do meu boot.
Segue alguns logs do meu terminal
Log Date: 09/01/2022 - 02:47 GTM-3
eduardochaves@eduardo-chaves-laptop:~$ systemd-analyze
Startup finished in 10.834s (kernel) + 35.203s (userspace) = 46.038s
graphical.target reached after 30.682s in userspace
eduardochaves@eduardo-chaves-laptop:~$ systemd-analyze critical-chain
The time when unit became active or started is printed after the "@" character.
The time the unit took to start is printed after the "+" character.
graphical.target @30.682s
└─multi-user.target @30.681s
└─libvirt-guests.service @29.952s +728ms
└─libvirtd.service @21.063s +8.578s
└─network.target @20.834s
└─NetworkManager.service @17.371s +3.461s
└─dbus.service @17.363s
└─basic.target @17.217s
└─sockets.target @17.217s
└─libvirtd-ro.socket @17.216s
└─libvirtd.socket @17.213s +3ms
└─sysinit.target @17.058s
└─systemd-timesyncd.service @16.834s +223ms
└─systemd-tmpfiles-setup.service @16.028s +781ms
└─systemd-journal-flush.service @5.263s +10.762s
└─systemd-remount-fs.service @4.945s +174ms
└─systemd-journald.socket @4.726s
└─-.mount @4.057s
└─-.slice @4.057s
eduardochaves@eduardo-chaves-laptop:~$ systemd-analyze blame
10.762s systemd-journal-flush.service
10.402s udisks2.service
8.578s libvirtd.service
7.313s accounts-daemon.service
5.626s cups.service
5.093s dev-sda1.device
4.837s fwupd.service
4.197s gdm.service
3.461s NetworkManager.service
3.201s avahi-daemon.service
3.198s bluetooth.service