Opa pessoal tudo bom? Esse é meu primeiro tópico aqui e gostaria mais de ouvir a opinião do pessoal.
Tenho um notebook velho que uso como servidor pessoal. Em resumo ele é o Dell Vostro 3300 com essas specs:
Intel Core I3 M350
4GB de Ram DDR3 1333mhz
1HD na baia de CD de 500 GB
1 SSD Sata de 250GB
O que vocês acham do upgrade a seguir:
Vi que ele tem uma entrada de placa sem fio, vou colocar um SSD Nvme de uns 250GB
i7 640M
E colocar mais um pente de 4GB para dar 8GB.
Acham isso viável ou melhor investir em talvez algo mais compacto como um raspberry pi?
Hoje eu rodo nele três coisas dentro de containers Docker. Um servidor de email, um servidor de Minecraft e Immich(Google Fotos auto hospedavel) e arquivos.
Você compra o raspberry pi 5 e a fonte original dele. Ainda vai precisar de cartão de memória, case de metal(ele esquenta demais, não da pra usar arrefecimento passivo), vai precisar de 2 HD’s para fazer o RAID 1(se quiser também, por utilizar só 1 se quiser.) e seus respectivos cases USB 3.0
O meu homelab é um i3320, fonte de 500w, 2HD, 1 SSD, 12 GB DDR3 e também custou R$800.
Vendo o que você quer rodar, pode ser uma boa comprar um raspberry. Depende de quantos players vão entrar no seu server de mine, se for mais de 5, foge do raspberry.
Talvez, um Raspberry PI 4 também sirva para você e será 200 reais a menos de gastos e a fonte para ele ao invés de 150, custará apenas 30 reais. O Pi 3 vai deixar a desejar para o server de mine.
Falei bastante do Raspberry por conta das aplicações que você citou e o gasto de energia, se no futuro quiser encher de mais aplicações você então precisa de algo mais parrudo.
Dell Vostro 3300, cara, bons tempos de mine num bixo desse…
Eu recomendaria migrar de plataforma amigo. Procure por mini/tinyPCs, são ótimos! São compactos, silenciosos e de baixo consumo.
Há uma infinidade de ofertas, pois muitas grandes empresas fazem renovações bianuais e vendem lotes e lotes desses computadores, basicamente novos.
Não sei na sua região, mas eu conseguiu um tinyPC Lenovo, em perfeito estado, com i5 de 7ªgen, 8Gb RAM e NVME 256Gb por míseros R$800, valeu cada centavo.
Claro, por conta do tamanho, expansões são bem limitadas, mas a maiora terá um nvme, 2 slots de ram e uma baia para ssd/hd de 2.5".
No caso vc não estará avançando muito de geração, sugiro algum de 4ª gen ou superior.
Homelab no BR é garimpo, tem que pesquisar muito. Como geralmente estamos usando hardware já defasado, fica complicado mediar CxB. Eu vejo muito vendedor com estoque mofando, mas não abaixam, por nada, o preço de um produto de 2015 kkkkk
Eu tenho um modelo parecido com esse, mas foi bem mais CxB do que essa oferta.