Como posso criptografar minha / ou /home?

Oi, gostaria de saber como posso criptografar minha / ou /home? Toda vez que meu grub da pau, preciso restaurar ele com um pendrive bootavel, ou seja, qualquer “apae” que roubar meu pc pode ter acesso aos meus arquivos. Também queria estudar um pouco de criptografia mais a fundo, se puderem me passar alguns fóruns explicando o assunto melhor, eu agradeceria.

Olá. Leia esse artigo: https://devconnected.com/how-to-encrypt-partition-on-linux/ Ele vai dar inside sobre.

1 curtida

Melhor tutorial no que diz respeito ao Arch, é sempre a Wiki… Segue alguns links…

dm-crypt/Encrypting an entire system - ArchWiki
    dm-crypt/Encrypting a non-root file system - ArchWiki

1 curtida

Acho que ele quer saber, essa é uma dúvida minha também, se pode criptografar uma partição sem formatar. Quando eu vejo tutorial com cryptsetup sempre formata. No caso Arch Linux tem que usar os métodos do wiki que o null postou, mas outras distribuições como Ubuntu e derivados, Debian, Fedora… é possível fazer criptografia das partições durante a instalação.
Pensando de como é feita na instalação do Debian que primeiro criam-se as partições e depois criptografa, eu não sei se as partições já criadas como HD externo e home separada, ambas com dados, se estes seriam perdidos, caso as partições fossem criptografadas.

1 curtida

Deveria ter especificado melhor, eu também queria saber sobre isso, se tem como criptografar sem formatar, maioria dos tutoriais pedem pra fazer backup e formatar, também queria saber sobre os tipos de criptografia, qual é a melhor e etc, como a AES-256. Vou formatar meu hd amanhã e dar uma brincada nisso :stuck_out_tongue:

Teoricamente é possível sim, mas quando se lidar com partições e criptografia, o melhor a se fazer é isso.

1 curtida

Poderá realizar isso, criptografando à nível do sistema de arquivos, e não de bloco, fazendo uso do utilitário ecryptfs… Segue também a Wiki → eCryptfs | Criptografando o diretório home - ArchWiki, caso não se sinta confortável com as instruções da contidas na mesma, tem muitos tópicos, tutoriais, e videos sendo mais didáticos…

1 curtida