Olá! Eu sempre tentei usar o linux, mas nunca consegui porque o desempenho em jogos e no próprio sistema é ruim, e já tentei instalar os meu drivers de vídeo , aumentava o desempenho, mas não quanto o windows, usei esse comando para instalar os drivers de vídeo:
sudo dpkg --add-architecture i386 && sudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers -y && sudo apt update && sudo apt dist-upgrade -y && sudo apt install libegl1-mesa libgl1-mesa-dri libgl1-mesa-dri:i386 libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-glx:i386 libglapi-mesa libglapi-mesa:i386 libgles2-mesa mesa-utils libassimp4 beignet-opencl-icd xserver-xorg-video-intel -y && sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d/ && echo -e ‘Section “Device”\n Identifier “Intel Graphics”\n Driver “Intel”\n Option “AccelMethod” “sna”\n Option “TearFree” “true”\nEndSection’ | sudo tee /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf
Como posso resolver esse problema?
Informações do meu PC:
Intel core i5 4 núcleos
4gb de ram
Placa de vídeo Intel graphics hd
HD 1tb
Hey, @Novatinho!
Cara, infelizmente a configuração do teu computador não é a ideal para jogar, principalmente pela falta de uma placa de vídeo dedicada. Alguns jogos mais leves ou clássicos podem rodar bem, mas não vai rodar jogos mais pesados.
Sobre o driver, esse já vem embutido no Kernel, só precisa instalar as bibliotecas Mesa/Vulkan:
sudo apt install mesa-vulkan-drivers mesa-vulkan-drivers:i386
Qual jogo que você está tentando jogar?
Estou querendo jogar CSGO
Eu fiz alguns testes no meu notebook que duas placas de video (Nvidia e Intel, híbrido), rodando o CSGO com cada uma delas. Usei o Mint Cinnamon 19.3.
Com a Intel (UHD 620), o FPS ficou entre 30~50, com tudo no mínimo e resolução 1366x768. O uso de memória ficou em ±3.7GB. Deu algumas engasgadas, mas acho que daria pra jogar pra se divertir.
Com a Nvidia (MX150), o FPS ficou entre 40~60 com tudo no mínimo e resolução 1920x1080. Reduzindo a resolução para 1366x768 o FPS chegou na casa dos 100~120.
Além disso, percebi que o CSGO usa o OpenGL, e não o Vulkan.
Ou seja, recomendo que você reduza ao máximo o uso de memória, usando uma interface bem leve e fechando tudo o que der para fechar, para sobrar memória para o CS. E colocar tudo no mínimo e numa resolução mais baixa. Com isso você pode conseguir jogar minimamente bem, mas ainda assim vai ser complicado.
Ok, qual linux você me recomendaria para jogar e fazer coisas normais como navegar na internet?
Bom, recomendar uma distro é um pouco complicado, e você também não disse qual está usando no momento.
Pela praticidade e grande suporte da comunidade, eu recomendo o Mint ou alguma variação do Ubuntu. Quanto à interface, eu recomendo o Mate, LXDE ou o XFCE. Essas interfaces são conhecidas por usarem menos recursos do que as demais, e fornecerem boa usabilidade e estabilidade. Ou seja, o Ubuntu Mate 20.04 seria uma ótima opção: https://ubuntu-mate.org/.
Mas, novamente, tenha em mente que infelizmente não existe milagre nesses casos. Dependendo de qual seja a geração da sua CPU/GPU, realmente vai ficar complicado jogar, independente da distro usada. O meu notebook tem um i5 da 8º geração (8250U, com a GPU UHD620), relativamente novo, e já teve bastante dificuldades para rodar.
Ok, obrigado, estou usando o Windows, vou fazer dual boot, acho que vou usar o Ubuntu mate, e meu processador é da 6º geração, mas , quando eu instalar, o comando que citei no começo serve para baixar meus drivers ou preciso usar outro?
Não precisa fazer nada, pois os drivers da Intel já vêm junto com o Kernel. E ao instalar o Steam, as bibliotecas necessárias já serão automaticamente instaladas.
Obs.: Para instalar o Steam utilize o pacote steam-installer, justamente por causa da instalação das bibliotecas necessárias: sudo apt install steam-installer
ok obrigado mesmo, graças a você vou voltar ao linux
Booaaa!!!
Qualquer coisa é só falar que a gente tenta ajudar.