Como particionar um SSD de 256gb

Boa Tarde, dei uma procurada em alguns sites, incluindo este, sobre como particionar um SSD de 256gb unicamente para o Linux, o que não achei. Atualmente possuo um notebook com 2 SSDs: 512gb (Windows) e 256gb (Linux), e gostaria de como particionar esse ssd de 256gb unicamente para o linux, vi informações a respeito de / e /home separados. Se fizer isso quantos gb coloco para cada um? Se possivel alguém me diz um modo de particionar ele, e colocando quantos gb devo colocar em cada parte, por favor.
Dúvida Bonús: Queria que meu ssd do windows não aparecece no Linux, há como fazer isso?

1 curtida

Bom, isso depende muito. De como você usa o PC, se você tem muitos arquivos, se você vai instalar vários aplicativos. Mas posso te dar uma ideia de quando fiz um particionamento em um SSD de 256 GB, e que resultou nisso:

Tamanho Descrição (ou Ponto de Montagem)
53 GB Partição do Sistema (/)
184 GB Pasta de Arquivos (/home)
1 GB Partição de Boot (/boot/efi)
16 GB Partição Swap

E sim, você precisa reservar um pouco de espaço para o /boot ou /boot/EFI. A Swap, é bom ter, principalmente se você tem 8 GB de RAM ou menos e/ou utiliza aplicações que exigem mais da RAM.

Bom, não sei se isso é possível.

1 curtida

Me tira uma duvida, a partição do sistema é onde ficam os apps?

Se você instala os programas com o Gerenciador de Pacotes, sim é na Partição do Sistema (/). Mas tem outros empacotamentos, como o Flatpak, onde você tem a opção de instalar um aplicativo para o seu usuário, e nesse caso o aplicativo fica no /home.

Mas tem aplicativos que salvam os seus dados na /home, como a Steam que salva os jogos nesse lugar.

Você pode desabilitar a montagem automática da partição de dados do Windows, eu acredito que isso faria ela não aparecer por padrão.

a forma mais simples é um ssd pro windows e outro todo pro linux como root (/). não se preocupe com uma partição /home separada. você pode até deixar seus dados nela mas o becape é o principal, caso dê problema no seu pinguim. eu uso apenas /boot/efi (500mb), swap (2gb) e o resto para root.

3 curtidas

Não se preocupe com particionamento. O particionamento automático da instalação da distro vai lhe atender muito bem. Para mim atende. :wink:
Agora, se você é um entusiasta, que tem sede de conhecimento, se debruce na documentação e se aprofunde. Mas esqueça receita de bolo. :sunglasses:
E como o @acvsilva disse, sempre faça becape. Só o becape salva.

2 curtidas

Concordo com os colegas acima, tá em dúvida?
Faz backup.

Pensou em errar?
Faz backup.

2 curtidas

Uma forma seria remover o driver do NTFS, ele chama ntfs-3g, mas nunca teste pode ser que funcione.