adaptador PoE: está no lado externo, mas bem ao pé do beiral da minha telha ondulada, assim como o roteador. O cabo que conecta ao roteador é muito curto (CAT-6 de 30 cm). Vou trocar por um cabo de 1 m e passar o PoE para dentro da casa, permanecendo o router sob o beiral do telhado (para o sinal chegar melhor à casa vizinha)
Beeem… O importante é ficar num lugar que não é quente e abafado/úmido.
Mas não sei o que ocorre: ele não aceita de jeito nenhum a opção “20/40” e volta pra opção “20”.
Com a largura fixa em 20, teoricamente o sinal chegará mais longe.
E teoricamente a largura de 40 MHz proporcionaria o aumento da capacidade de comunicação simultânea com mais dispositivos. Mas tem outros fatores mais influentes nesse quesito (aumento da capacidade de comunicação simultânea com mais dispositivos):
. capacidade do processador/chip,
. quantidade de antenas,
. existência da tecnologia/protocolo MIMO.
… por exemplo (que eu tô lembrando agora).
Devido a minha ignorância sobre redes, suponho que o canal 11 por ser de maior frequência, vai trazer maior velocidade ao Wi-Fi. Acertei?
Em teoria é isso, sim. Num ambiente livre de interferências de dispositivos emitimdo um sinal ma mesma frequência que estejam próximos.
Na prática… Por exemplo, quem mora em apartamento… Aí no caso desse exemplo, o canal que vai proporcionar mais desempenho é o menos ocupado, sem dúvidas.
No datasheet da Intelbras WRN150, informa o seguinte:
(…)
802.11b: até 11Mbps (automático)
802.11g: atá 54 Mbps (automático)
802.11n (20 MHz): até 65 Mbps (automático)
802.11n (40 MHz): até 150 Mbps (automático)
Ops. Me escapou por completo falar sobre isso nas configurações ideais do roteador, naquele outro tópico. ^^’
E comrinuou me escapando até agora.
Se todos os dispositivos conectados forem compatíveis com o protocolo 802.11n, deixe o roteador trabalhando apenas nesse protocolo. Em:
Modo: 2,4GHz N
,
Vídeo consultado: (1:39) Como configurar a Rede Sem Fio no Roteador WRN 150 - i3160 (intelbras)
Se vc disser que é melhor eu partir pra um router dual band com 2 portas giga, do que ficar tunando meu fuscão ano 66, vou concordar sem pensar duas vezes.
Eu me abstenho. Prefiro não sugerir a aquisição de um novo hardware específico. Tipo: compre esse e sem dúvidas você será feliz. Eu prefiro não fazer isso.
Nokia 2.4
TFM Tool Pro 2.0 Free
Não reconhece nem como MTK
e nem como ADB
já restaurei as configurações de fábrica, tornei a instalar os apps que uso, e os bugs também retornaram.
Este modelo parece ter um mediatek, Helio P22 MediaTek.
Para flashear uma ROM em dispositivos com MediaTek, acho que você terá que usar o programa/aplicativo Smartphone Flash Tools (SPFT).
Isso não é uma recomendação! Não estou incentivando você (e quem mais estiver lendo) a fazer esse procedimento! Flashear uma firmware num smartphone, digo.
Lembro de quando fui fazer esse procedimento num smartphone que tive, e acabei perdendo o IMEI (que afetou comunicação através de rede de telefonia móvel) e o (endereço MAC) Wi-Fi dele.
Só após muito estresse e algumas horas de pesquisas consegui fazê-lo voltar a funcionar. Restaurando o IMEI original e fazendo o wi-fi voltar a funcionar.
Além do que, pelo que estou vendo - assim como dispositivos de várias fabricantes - não há firmwares para dispositivos da marca Nokia disponibilizadas pela representante da marca. (Alô, direito de reparo!).
(da última vez que pesquisei, apenas Asus e Xiaomi disponibilizavam firmwares oficialmente).
Desconfio que os donos dos respectivos smarts instalaram algum booster para puxar o máximo de velocidade do Wi-Fi. Será?.. eles juram que não.
Eita.
mesmo atribuindo o primeiro IP fixo e maior largura de banda ao meu note, a conexão tem sido pior que nos demais dispositivos conectados (com menor banda!).
Eita.
Também mantenho minha rede Wi-Fi oculta. Nos tempos que eu usava um ZTE MF-253M, não havia como ocultar a rede nesse modelo, então os intrusos faziam a festa, mesmo trocando com frequência a senha do Wi-Fi.
Faziam, é? Ôo
Você escaneava a rede regularmente e identificava dispositivos desconhecidos conectados?
Nesse caso, por que não os bloqueou?
deixar o Wi-Fi oculto […] impede que apps de invasão de redes descubram o nome do meu SSID oculto e a senha?
Não tenho essa informação.
Eu poderia investir num amplificador de sinal, para ter sinal forte em meu celular, e usá-lo como ponte para o Wi-Fi, já que segundo esse cara, apenas os celulares operam em 4.5G (vou ver se meu Nokia 2.4 também opera).
Mais uma informação/conhecimento que não tenho.
Não existe alguma forma (ou equipamento) capaz de usar duas conexões ao mesmo tempo, pra somar as velocidades de ambas, como se fosse uma espécie de “RAID” da conexão?
Quando conecto meu note via cabo e Wifi, noto que ambas ficam ativas, e foi por isso que imaginei que as conexões seriam somadas
Sim, existe:
Você encontra. A funcionalidade que o equipamento tem que ter é Load Balance.
-
JUNTANDO LINKS DE INTERNET - TP-LINK R470T+ Unboxing (Diolinux)
-
Como funciona o balanceamento de carga e redundância de conexões de Internet (Simplificando TI)
Pra somar duas conexões num dispositivo (desktop/notebook) seja através de dois ou mais cabos (ligados a diferentes placas de rede), ou cabos e wireless (de diferentes placas de rede) você pode recorrer a uma configuração conhecida como NIC Teaming.
Não sei qual o procedimento para fazer isso em distros Linux. Nunca tentei em distros Linux.
Já achei e testei tutorial para Windows. Funcionou e foi isso que quis saber na ocasião. Não fiz vários testes para verificar desempenho ou mesmo para ver se uma falhasse por diferentes motivos uma continuaria funcionando…