Eu sinceramente, não consigo funcionar com aquela barra superior do gnome (ou em qualquer outra distro), teria como ocultar?
Somente utilizando a extensão dash to panel, aquela barra faz parte do gnome-shell como sempre fez parte do GNOME desde a versão 1.4.
É que eu estou me confundindo, eu não sei o nome, mas me refiro a barra superior onde fica o horário, painel de notificações, etc…
Se não me engando, essa extensão que o @anon58028541 mencionou faz mais ou menos o que vc quer. Ela tira a barra superior e coloca o relógio e os outros icones em uma barra de tarefas em baixo, tipo windows
Hmmm, não sabia, já havia usado ela e desconhecia essa função…
É desta mesmo que estou falando, uma opção é utilizar o cinnamon a outra é utilizar a extensão dash to panel, são as soluções que conheço, lembrando que o cinnamon com algumas configurações pode ter “quase” as mesmas funções do gnome-shell de alguns anos basta configurar as opções corretas, ainda estou experimentando mas dá trabalho pois o mesmo é baseado na primeira versão do gnome-shell, eu configuro os hot-corners para ativar funções parecidas do gnome-shell como mostrar áreas de trabalho e mostrar janelas (Overview), mas não consigo me acostumar, só utilizo em uma vm de testes com o fedora Cinnamon, sinto falta das áreas de trabalho dinâmicas, no cinnamon elas são fixas, você tem que ir adicionando caso queira.
Cara eu sempre tive esse problema e resolvi usando uma extensão com o comando abaixo;
sudo apt-get install gnome-shell-extension-autohidetopbar