Como o Instagram sabe os vídeos que assisto no Youtube?

Há algumas semanas eu venho percebendo uma certa “coincidência” acontecendo. Quando quero assistir alguns vídeos no Youtube fora da minha bolha, eu abro uma guia anônima (pelo PC) para não salvar cookies no navegador e pesquiso por um tema.

Algumas horas depois, eu abro o app do Instagram no celular, e quando acesso a página de postagens populares, tem ali uma ou mais recomendações de vídeos exatamente sobre o tema do vídeo que assisti no Youtube na guia anônima do PC.

Como é possível que o Instagram saiba o que eu assisti no youtube? Não tem o pixel do facebook lá.

Seu celular sabe tudo sobre você (rastreamento, microfone, navegação), diversas vezes conversando pessoalmente com pessoas variáveis sobre assuntos aleatórios, após a conversa ligava o pc e estava as sugestões que batiam com o assunto falado sem nem ter pesquisado a respeito na internet.

Quando se instala por exemplo o Instagram, você instala um espião no seu celular, até dados bancários eles pedem acesso.

2 curtidas

Verdade, mas meu celular não é sincronizado com Windows e o Instagram não tem acesso ao microfone (pelo menos eu desativei né, não sei se adianta).

No seu caso eu entendo vc conversar pessoalmente sobre um assunto, o celular ouvir, e em casa vc acessar pelo PC e vem sugestões sobre o tema. O seu navegador tem cookies, então faz sentido.

Mas eu fiz exatamente o caminho contrário, num windows com navegador ungoogled-chromium, bloqueador de anúncios ativado e guia anônima que não armazena cookies.

O único rastro que vejo é o IP, porque ambos PC e celular estão na mesma rede Wifi.

A não ser que mesmo eu tendo desativado o acesso ao microfone, isso não tenha adiantado nada e meu celular tá ouvindo a caixa de som do notebook aí é muito Black mirror kkkk

Geolocalização

Imagine a seguinte situação:

Você esta offline de todos os modos possíveis, e conversa com uma pessoa dentro da sua casa. Eles sabem que a pessoa que conversou com você esteve em sua casa através das informações da outra pessoa, possivelmente capturou o áudio e como tem o seu áudio armazenado de tempos atrás (antes de você tentar ficar “anônimo”), reconheceu que seja você.

OBS: Inteligência Artificial foi desenvolvida com este intuito, ou você acha que foi para facilitar a vida das pessoas? Eles oferecem este “beneficio” para que seja introduzida na vida das pessoas, para que a coleta de dados seja mais eficiente, porque agora você esta informando literalmente tudo para elas.

Esta conversa de viver em anonimato é balela e só funciona se você viver no meio do mato ou numa caverna. Você pode minimizar os dados que serão fornecidos, mas mesmo assim eles sabem sobre você.

Quando alguém enviar um pix para você, eles saberão que você recebeu X valor através do CPF/email ou outra coisa.

O instagram é um dos apps que te rastreia. Todos os apps e o SO te rastreiam, ou você acha que o Google ou Apple são bonzinhos e não vão te monitorar.

DICA: melhor coisa a se fazer é aceitar que isso é inevitável e seguir em frente. Acredito que a vida seja muito complicada para alguém que renegue o que a tecnologia tem a oferecer, porém isso tem um custo que são os seus dados.

OFF: Os apps estão cada vez maiores, e não é apenas pelo fato de novas funcionalidades.

Qualquer aparelho “inteligente” ou seja, que se conecte a internet através de suas rede sabe muito sobre você, um smartwatch, lampadas, geladeiras, porteiro eletrônico… Até a Alexa caso use sabe mais sobre seus vizinhos do você :rofl:.

1 curtida

Além dos seus próprios aparelhos, tem os aparelhos das pessoas que possam frequentar sua casa como funcionários ou amigos.

1 curtida

Verdade, tanto pelo wifi quanto pelo sinal de operadora do celular.

Por isso que não tenho aparelho inteligente kkkk

Encontrei um bloqueador de microfone na Amazon, será que funciona?

5 Conjuntos Bloqueador De Som Bloqueador De Microfone De Computador
Bloqueador de microfone sem fio

ACHISMO:

Ele deve simular o input de um mic como acontece com dummy plug hdmi (este daqui tenho certeza que funciona)

1 curtida

Dependendo do provedor, se estiver habilitado o ipv6, é possível saber que o acesso foi realizado da mesma residência (ou do mesmo ponto final de algum contrato de prestação de serviço de internet). Quando eu percebi que minhas buscas influenciavam os anúncios do PC da minha esposa e o dela os meus, desativei o IPv6 tanto no meu pc quanto no dela e realmente acabou essa vinculação.

2 curtidas

Esqueça o Windows:

Quem comanda a bagaça dos anúncios é o Google – e ele sabe absolutamente tudo sobre você – mesmo o que você faz no Facebook e outras redes não-Google.

A “geolocalização” também é muito loka. Quando a gente “desativa”, só os ingênuos não conseguem mais saber onde você está e onde você andou.

Sua operadora de celular, o Android (Google), a CIA, o FBI, a NSA, e outras 4.928 agências públicas e empresas privadas continuam sabendo.

Quando eu configuro “Night Light” no PC, basta escolher “detectar localização” (ou algo assim), e o KDE encontra minhas coordenadas geográficas.

Isso só não funciona, quando deveria. Toda vez que peço Uber, ele vai para outra rua. E toda vez que pesquiso no Google, ele “diz” que eu estou a 40 km de onde estou. – Deve ser brincadeirinha, pra fingir que não sabe tudo.

4 curtidas

:dart:

Segue a mesma lógica de uma campanha publicitária em que deixa passar alguns “erros” de propósito para transparecer algo mais humano (ou menos robótico, montado, profissional de mais).

OBS: Em alguns documentários ou estudos, são categóricos em dizer, eles sabem mais de você do que você mesmo. Além de saber tudo sobre você, eles conseguem prever os possíveis próximos passos baseado em eventos que estão para acontecer. E tem mais, mas vou deixar até aqui para não perder o foco do tópico.

1 curtida

Interessante seu comentário, eu habilitei o ipv6 na rede há cerca de um mês, depois disso que comecei a perceber essas “coincidências”. Posso desativar o ipv6 também, não sei se é possível fazer na rede, mas pelo PC sei como desativar (aí continua ativo no celular e TV box).

Só um detalhe, vc disse que suas buscas influenciavam os anúncios do PC, no meu caso as buscas no youtube influenciaram o conteúdo orgânico do Instagram.

@frc_kde verdade, até por isso não uso VPN, não acredito que adiante alguma coisa. Só usaria se eu fosse viajar e precisasse me conectar no wifi do hotel etc.

1 curtida