Como o GNOME Circle está tornando o Linux no desktop maior e melhor

Como o GNOME Circle está tornando o Linux no desktop maior e melhor - Diolinux

Conheça o GNOME Circle, um projeto da GNOME Foundation que tem ajudado o Linux no desktop a se tornar mais completo e popular do que nunca.

8 curtidas

Gosto muito do Gnome, estou estudando programação e espero algum dia ter um nível de conhecimento suficiente pra ajudar no projeto.

Gostaria muito de um gnome mobile tb no meu telefone

1 curtida

Existe, inclusive se não me falha a memória é o padrão do postmarketOS.

Eu não diria o Linux como um todo, eu diria o ecossistema GNOME:

Como atrair mais usuários?

Um dos pontos mais discutidos entre usuários e entusiastas de Linux no desktop é que a padronização visual e funcional das distros pode facilitar em muito a migração de usuários leigos para o sistema do pinguim.

Embora em teoria isso ajude a reduzir a curva de aprendizado e deixar o sistema mais coeso visualmente, tem vários pontos em questão:

  1. Quem se importa com isso muito provavelmente está ou no Mac OS, ou no iPadOS

O primeiro está por puro status de ostentação, algo que as distros Linux dificilmente vão ter

E o segundo é basicamente porque é o único tablet no mercado, a questão é mais hardware que Software

Os únicos usuários que migrariam por esse motivo seria os do Windows e Chrome OS e eles não parecem ligar pra isso, o Chrome OS tem mais inconsistência perceptível que o Windows 7-10 e se comparado com um sistema GNOME ou com o elementaryOS passa perto de se dizer que não existe padronização visual, mas aí vem o “fun fact”:

A maior parte dos que migraram do Windows e mesmo do Linux, partiram pro CrOS, que funcionalmente é inferior a maioria das distros Linux

O que me faz pensar, até que ponto tal padronização impacta na migração em relação ao marketing…

Snaps, Flatpaks e AppImages