Como mudar posição da tecla shift no Mint 19.1?

Olá! As teclas shift não funcionam no teclado do meu notebook.

Eu gostaria de saber se tem como mudá-las de posição? Se sim, como fazer isso?

Há algum programa para fazer isso?

No momento estou usando o Onboard como teclado virtual, mas é desconfortável quando tenho que escrever textos grandes.

1 curtida

Tem sim mas vai ter que descobrir o id do Shift para remapear ele
https://linuxdicasesuporte.blogspot.com/2017/04/remapear-ou-desativar-teclas-do-teclado.html

1 curtida

Muito obrigado.

Funcionou, mas na parte de salvar para iniciar novamente ao reiniciar o sistema não deu certo. O que fiz foi colocar apenas o comando xmodmap -e ‘keycode 94 = Shift_L’ para ativar a tecla shift no lugar da tecla backslash. Então todas as vezes que eu iniciar o sistema, vou ter que colocar o comando no terminal.

Você sabe como fazer o arquivo de texto com o comando ser executado automaticamente ao iniciar o sistema?

1 curtida

Acho que você pode tentar adicionar ao logar no sistema:
Procure no menu por sessão e inicialização no menu


Depois procure por Inicio automático de aplicativos

Depois clique em adicionar
adicionar
Agora é só adicionar o comando do terminal, e dar um nome.

1 curtida

Não funcionou. Tentei colocando o comando para ser inicializado lá no “Aplicativos da Inicialização”, também tentei colocando para inicializar o comando escrito no arquivo de texto .Xmodmap que foi indicado para criar no final do tutorial daquele site.

Não deu certo mesmo, desliguei e liguei o notebook várias vezes após cada alteração e o comando não executou. Mas quando inicio o sistema, abro o terminal e lanço o comando, a tecla shift funciona da maneira certa no lugar da tecla backslash.

Não há outra forma de fazer esse comando ser executado no terminal assim que o sistema iniciar?

1 curtida

É possível fazer um script e geralmente funciona, crie na sua pasta pessoal um arquivo chamado mudancadeteclas.bash (com o seu gerenciador de arquivos) e depois abra com um editor de texto e nele cole o comando anterior e depois ative a permissão de execução como aplicativo.

Agora invés de adicionar o comando no Aplicativos de inicialização adicione o script:

/home/seuusuario/mudancadeteclas.bash

1 curtida

Não foi autoexecutado porque a tecla backslash não absorveu a função da shift. Depois fui no script e cliquei, então apareceu as opções de execução e quando selecionei “Executar em terminal” o comando foi aplicado.

Obs.: após fazer o passo a passo eu desligo o notebook e depois ligo para ver se deu certo a autoexecução do comando depois que o sistema inicia.

Ele já estar configurado para executar como software?
Se não der certo dessa forma

/home/seuusuario/mudancadeteclas.bash

Tente assim

./home/seuusuario/mudancadeteclas.bash

Ou

bash /home/seuusuario/mudancadeteclas.bash

1 curtida

No Mint para mim, isso nunca funcionou…
Tem um outro caminho, mas terei que pesquisar novamente pois não lembro.
Para mim, também nunca funcionou colocar na pasta /etc/init.d, mesmo dando todas as permissões…

2 curtidas

Não deu certo, tentei as três opções.

Só nos resta forçar o comando ao abrir o terminal.
Faça o seguinte no seu gerenciador de arquivos escolha a opção de ver arquivos ocultos e depois procure pelo arquivo .bashrc abra ele com o seu editor de texto e adicione o comando na última linha do arquivo depois adicione adicione o terminal do mint para iniciar com o sistema

1 curtida

Não funcionou também e o terminal não abriu ao inicializar o sistema.

1 curtida

O que fiz foi criar aquele arquivo .bash na área de trabalho, sendo executado como software. Desse modo, ao iniciar o sistema basta clicar nele e selecionar a opção “Executar em terminal”.

Muito obrigado pela ajuda @Keviny , só de conseguir isso já facilitou bastante. :kissing_closed_eyes:

1 curtida