Como posso mudar essa tela de login (muito moderna e linda) para outra um pouco menos estranha…? (Debian 10)
Você quer mudar o Display Manager, que no caso é SDDM para outro ou apenas a imagem de fundo?
Caso seja o SDDM, primeiro você tem que saber para qual vc quer mudar.
Neste link abaixo tem uma lista de DM para vc ver qual vc gosta.
lightDM eu gostei um pouco mais
Provavelmente um sudo apt install lightdm deve resolver. Eu acho…
eu recomendo Slim login manager eh excelente. Olha esse link e escolhe alguma DisplayManager - Debian Wiki .
assim que eu instalar o lightDM por exemplo ele entra em vigor ou tenho que desinstalar esse outro?
nao precisa desinstalar o outro, quando vc instala um novo login manager ele ja fica ativado, mas no SLIM vc presica executar uma vez antes no terminal. Testa no virtualbox primeiro.
muito obrigado pela ajuda!
Muito obrigado pela ajuda!
For Debian:
The procedure is similar to Ubuntu: replace the path to your old display manager to the new one in /etc/X11/default-display-manager . You have to edit the file as root. Alternatively, run sudo dpkg-reconfigure yourdisplaymanager and choose the new display manager.
sudo dpkg-reconfigure sddm
E escolhe o lightdm na janela que vai aparecer
por algum motivo o lightDM não quer aceitar minha senha que sim esta certa como desinstalo ele eu não consegui entrar no Debian mas tenho dual boot com xubuntu tem como desinstala-lo do próprio xubuntu?
Por acaso esta utilizando o numpad?, alguns DM precisam de configuração extra para ativar o Numlock por padrão, sendo assim terá que ativar manualmente toda ver que iniciar/reiniciar o sistema.
Não sei se estou usando como posso saber?

eu entrei via recovery mode e desinstalei o lightdm mas por motivo o ssdm não entrou no lugar e agora quando inicio o sistema fica em uma tela escura pedindo meu login e minha senha eu não sei o que é login por que antes só pedia a senha o que eu faço?
login = seu usuário ou vc pode entrar como root
como entro como root? digito a senha do root?
login: root
senha: a senha que vc configurou para o root, ou em muitos casos, a mesma senha do seu usuário
Nesta imagem chris é o usuário

vou tentar ver se funciona se não funcionar ai eu não sei o que fazer
eu voltei pro padrão eu acho feio demais qual o comando pra instalar o gdm?