Como mudar a ordem de boot da grub no manjaro (manualmente)?

Estou usando o manjaro e parece que é impossível instalar o grub-customizer, então eu queria alterar a ordem manualmente mas não encontro como fazer isso. Se alguém tiver uma alternativa ao grub-customizer também ficaria feliz de conhecer :grinning:

1 curtida

Até onde sei, quem estabelece a ordem é o comando update-grub. Mas deixa pesquisar aqui pra ver se tem como mudar a ordem das distros no boot…

1 curtida

Olha aí, tem como escolher, ao menos, por qual sistema o grub começa, já é algo…

3 curtidas

Obrigado, ajudou bastante!
Mas ainda não vou marcar como solucionado porque o problema em si não foi kk.
Pelo que eu li por ai da pra instalar a grub vanilla pra poder usar o grub-customizer, mas eu não achei o pacote pra instalar o customizer então não ajuda muito :sweat_smile:

1 curtida

Bicho, minha recomendação: se a montanha não vai a Maomé…

Ou seja, acostume-se com o grub como o Manjaro fez pra vc. Eu uso Garuda pra gerenciar meu grub, está com entrada duplicada. O que fiz? Nada, deixei assim, fica esquisito, mas se funciona, vou fuçar pra quê? Estragar o bicho?

1 curtida

Se você estiver usando o KDE Plasma no Manjaro, você pode instalar esse gerenciador de inicialização do GRUB feito pelo KDE no AUR

AUR
https://aur.archlinux.org/packages/kcm-grub2-git/

Da pra colocar wallpaper e temas também

1 curtida

Só faz duas coisas antes de testar esse, @wooZbr: fuça nos foruns do Arch e Manjaro pra ver s ele não quebra o grub; e faça cópia do arquivo antes

Tenho pesquisado, lido e feito várias experiências com o Grub, nos últimos 10 anos, e pelo que sei, existem 2 coisas que se podem alterar, na “ordem” do Grub, editando o arquivo /etc/default/grub:

1. Trocar a “entrada padrão” por outra distro ─ ou seja, colocar outra distro para ser carregada por padrão, no final da contagem regressiva. ─ É aquela dica do @Rodrigo_Chile. ─ Não sei se a distro escolhida será colocada no topo da lista, ou se apenas será automaticamente selecionada, mesmo continuando lá no meio da lista.

2. Colocar a “última selecionada” para ser automaticamente selecionada no próximo Boot. ─ Ou seja, se eu escolho e carrego uma distro lá no meio da lista, ao reiniciar o computador ela será automaticamente escolhida, de novo, e carregará ao final da contagem de tempo. ─ Para isso, basta configurar estes 2 parâmetros no /etc/default/grub:

GRUB_DEFAULT=saved
GRUB_SAVEDEFAULT="true"

… e em seguida, executar o comando, com su ou sudo:

grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Esta é (ou era) a opção-padrão no Mageia e em uma outra distro (Manjaro?), e que hoje uso no Grub do openSUSE. ─ Ligo o computador, vou tomar um café, e ele carrega automaticamente a mesma distro que eu estava usando na véspera.

Importante: - Isso funciona quando as pastas /boot e /boot/grub estão em uma partição ext4 “comum”. Atualmente, também já funciona com partição BtrFS. Pode não funcionar com outros tipos de partições, bem como em partições criptografadas e outros bichos estranhos.

Agradeço a indicação desse módulo KDE, chamado kcm-grub2, que eu não conhecia!

À primeira vista, é um “editor” de /etc/default/grub ─ ou seja, facilita alterar as diversas opções, de modo amigável.

Já usei o Grub Customizer, depois achei melhor parar de usá-lo, e nunca mais instalei em nenhuma distro. ─ Algumas distros já o instalam por padrão, mas evito abri-lo, para não causar nenhuma “interferência”. ─ Prefiro fazer as coisas manualmente, de modo que eu sempre saiba o que foi que eu alterei.

Descobri o Grub Customizer em 2012, e não lembro por quanto tempo continuei usando.

Quando deletei o Windows em 2016 e passei a fazer dualboot do Kubuntu, Debian, KDE Neon e Mint, surgiram algumas coisas estranhas no Grub ─ uma mistura do Neon com Kubuntu…? Ou uma mistura dos dois com o Mint…? Uma entrada do Debian fora do lugar…? Não lembro exatamente.

A imagem (acima) é de Outubro 2016. ─ Note que o Grub do Debian 8.6 gerou (ou reproduziu?) duas entradas diferentes para o KDE Neon, que estava em /dev/sda1 ─ A primeira, identificada como “GNU/Linux”; e a segunda, como “KDE Neon”.

Quando pergunto (ou reproduziu?), é porque o Grub de cada distro “lê” e “extrai” informações do Grub das outras. ─ Esse erro (ou repetição) podia já existir no Grub do Mint, ou do Neon, ou do Kubuntu, e o Grub do Debian pode ter apenas reproduzido.

Nessa época, passei a usar o Grub Customizer para deletar (ou só esconder?) as coisas erradas, botar outras coisas no lugar certo etc.

Infelizmente, não verifiquei “como” isso era feito. ─ Ou seja, não olhei quais arquivos-de-sistema foram alterados, ─ nem quais foram essas alterações.

De um modo geral, os arquivos do Grub ficam nessas localizações dentro da “árvore do sistema” ─ sendo que cada distro pode usar um Tema diferente. ─ Em /etc/grub.d/, cada distro também pode apresentar um conjunto diferente de arquivos:

|-boot
      |---grub2
             custom.cfg
             grub.cfg
             grubenv
         |-----fonts
         |-----i386-pc
         |-----locale
         |-----themes
            |-------dolphy
            |-------maggy
            |-------openSUSE
   |-etc
             grub
      |---grub.d
             00_header
             01_users
             06_grub-customizer_menu_color_helper
             10_linux
             20_linux_xen
             20_ppc_terminfo
             30_os-prober
             40_custom
             41_custom
             README

Este exemplo (acima) é de um antigo Mageia, em 2017, onde acrescentei o Tema do Grub do openSUSE. ─ Como vê, existe alguma coisa do Grub Customizer lá em /etc/grub.d/. Depois disso, nunca mais usei o Grub Customizer.

Porém, não lembro se o Grub Customizer criou mais algum conjunto de arquivos na /home.

Talvez eu faça uma experiência, para tirar a dúvida. ─ Posso instalar o Grub Customizer no Linux Mint (que pretendo remover em breve), e usá-lo para mudar a ordem de várias distros no Grub. ─ Faço uma cópia dos arquivos do Grub antes e depois, e em seguida faço uma comparação, para tentar descobrir em qual arquivo o Grub Customizer salva esse “reordenamento”.

Em 2018, os Grub’s estavam enlouquecidos! ─ Uma hipótese razoável, é que aqueles pequenos erros aparecidos em 2016 vieram se acumulando e multiplicando ao longo desses 2 anos ─ e o Grub Customizer apenas “escondeu” o problema.

(Por mera curiosidade quanto à possível origem do problema, às vezes me pergunto se Kubuntu / Mint / Neon são tão “semelhantes”, do ponto de vista do Grub, que ele confunde uns com os outros. ─ Hoje, em outro hardware mais novo, com tudo instalado “do zero”, o Grub do Neon não carrega o próprio Neon, mas sim… o Linux Mint!)

2 curtidas

Acredito ser a forma mais segura de ter o resultado mais desejado pelo autor do tópico

1 curtida

Também acho. Qualquer uma das 2 opções será mais simples e menos perigoso.

Bom… carreguei o Linux Mint, atualizei, reiniciei com a nova revisão do Kernel 5.4.0-77, fiz um backup das pastas:

/boot/grub/
/etc/default/
/etc/grub.d/
/usr/share/grub/

Habilitei os_prober, para que o Grub do Mint possa detectar as outras distros:

$ date; sudo update-grub; date
Tue 29 Jun 15:49:51 -03 2021
Sourcing file `/etc/default/grub'
Sourcing file `/etc/default/grub.d/50_linuxmint.cfg'
Sourcing file `/etc/default/grub.d/60_mint-theme.cfg'
Sourcing file `/etc/default/grub.d/init-select.cfg'
Generating grub configuration file ...
Found theme: /boot/grub/themes/linuxmint/theme.txt
Found linux image: /boot/vmlinuz-5.4.0-77-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-5.4.0-77-generic
Found linux image: /boot/vmlinuz-5.4.0-74-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-5.4.0-74-generic
Found void on /dev/sda10
Found Manjaro Linux (21.0.7) on /dev/sda11
Found Slackware 14.2 x86_64 (post 14.2 -current) on /dev/sda12
Found MX 19.4 patito feo (19.4 ) on /dev/sda13
Found openSUSE Tumbleweed on /dev/sda2
Found Arch Linux (rolling) on /dev/sda3
Found Debian GNU/Linux 11 (bullseye) on /dev/sda4
Found Fedora 33 (KDE Plasma) on /dev/sda5
Found KDE neon User Edition 5.22 (20.04) on /dev/sda6
Found PCLinuxOS on /dev/sda7
Found Mageia 8 (8) on /dev/sda8
Adding boot menu entry for UEFI Firmware Settings
done
Tue 29 Jun 15:51:11 -03 2021

Instalei o Grub Customizer, abri pelo Menu e… ele não aceitou nenhuma das 2 senhas.

(Ok, o Luckybackup também não abriu como superusuário, e removi completamente… mas ficaram configurações em ~/.config).

Por acaso, tentei executar $ grub-customizer --help, só para ver uma coisa… Aí, pediu senha, e abriu o Grub Customizer!

Para começar, apenas examinei o bicho, fiz uns prints, e tornei a fechar.

Na aba “configurações gerais” (acima) estão as mesmas opções que se podem fazer no arquivo /etc/default/grub ─ entrada-padrão (uma distro específica, ou a última usada), mostrar ou não o Menu na inicialização, detectar ou não outras distros (os_probe), tempo da contagem regressiva, e esconder ou não o “verbose” do Boot com um splash bonitinho.

Os backups que fiz antes e depois de abri-lo são absolutamente iguais. ─ Portanto, apenas abri-lo e fechá-lo não chegou a causar danos.

Falo em “danos” porque, nesse meio tempo, fiz uma pesquisa rápida e me deparei com esse artigo ─ que mostra (por alto) algumas alterações provocadas pelo uso do Grub Customizer:

Grub Customizer: por que você não deve usá-lo

(…)
Ele muda fortemente o conteúdo da pasta do sistema /etc/grub.d , que é onde residem partes importantes do Grub. Essas mudanças não desaparecem quando você remove o Grub Customizer depois de usá-lo!

Nessa pasta do sistema, o Grub Customizer muda os arquivos para os chamados arquivos “proxy”, o que cria uma situação complexa e pouco clara. Esta espessa camada adicional de complexidade pode ter algo a ver com os problemas que pode causar: quanto mais você complica algo, maior o risco de falhas…

Recomendo ler com calma esse artigo, pois dá algumas pistas interessantes.

Bom, vou encerrar a experiência, por hoje. ─ Vou desabilitar os_prober de novo, e atualizar o Grub do Mint, detectando apenas ele mesmo.

Mas deixo o Grub Customizer instalado ─ e guardo os 3 backups que fiz até aqui. ─ Quando estiver pronto para deletar o Mint, faço o teste final e salvo um 4º backup para estudos.

3 curtidas

pô, se for pra usar como veio eu fico no windows :joy:
Mas depois de mais 3 dias usando, realmente não é ruim, eu ia trocar o tema da grub mas comecei a achar o do manjaro bonito!

1 curtida

Eu acho o tema do Manjaro bonitão, mas não é complicado instalar outros temas - acho que adicionando o repo Manjariando, tem alguns

2 curtidas

Muito show essa sua experiência!
Suspeitava que o grub-customizer não era muito amigável, já perdi o boot do meu notebook usando ele errado (o que me salvou foi o menu de boot da bios).
Alias, gostei do seu “Mint KDE quase-aero”. Estamos quites porque eu uso o manjaro com cinnamon kk.

1 curtida

Uma vez eu peguei o tema do Grub do openSUSE e apliquei no Mageia.

Basicamente, copiar o tema encontrado em /boot/grub2/themes/, depois editar no /etc/default/grub a linha:

GRUB_THEME=/boot/grub2/themes/maggy/theme.txt

e por fim executar o comando para “atualizar” o Grub.

ATT - Note que algumas distros nomeiam a pasta como /boot/grub/, e outras como /boot/grub2/.

Por isso, o comando para “atualizar” o Grub pode ser um desses 3 ─ o primeiro dos quais, é um alias para o segundo ─ e o terceiro é apenas uma variação:

update-grub
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

“Imagem meramente ilustrativa”… Na verdade, deixo ligado a semana inteira.

2 curtidas