Aprenda como transformar seu computador pessoal em um Homelab usando Docker e Umbrel, rodando serviços self-hosted sem abrir mão do trabalho ou dos jogos.
2 curtidas
Uns anos atrás eu montei um baita de um Homelab, mas este mês eu decidi desativar meu homelab, ou melhor, decidi migrar para soluções financeiramente mais econômicas devido o alto custo da energia elétrica, só para ter noção em 2020 eu pagava por volta de R$180 em energia elétrica mas hoje 2026 eu estou pagando cerca de R$700.
Segue lista de meus equipamentos do homelab:
- 1 servidor HP DL380 Gen8 com CPU Dual Xeon E5-2665v1, 96GB DDR3, 6xHD SAS 300GB + 2HD SAS 1.2TB, SO: Proxmox (Uso: Servidor de arquivos, git, banco de dados (vários bancos) e aplicações web).
- 1 Workstation/Server CPU Dual Xeon E5-2680v4, 64GB DDR4, 2 SSD Nvme de 256GB + 2 HD 6TB + 2HD 2TB + 4 HD de 500GB, GPU AMD RX580, SO: Linux Mint (Uso: estação de trabalhado para desenvolvimento e execução de maquinas virtuais, servidor Jellyfin);
- 1 PC Principal, CPU Ryzen 5950X, 64GB DDR4, GPU RTX3090, 2 SSD Nvme de 2TB, SO: Linux Mint (Uso: games, execução de IA local e uso geral de PC para navegar na internet, etc);
- 1 PC Backup CPU Ryzen 1800X, 32GB DDR4, 1 SSD Nvme 256GB + 1 SSD Sata 480GB, GPU AMD RX550 4GB, SO: Linux Mint + Windows 10 em Dual Boot (Uso: computador de backup ou quando preciso do Windows para algum trabalho que não seja possível executar dentro de uma VM Windows).
No fim, neste próximo final de semana meu homelab ficará dessa forma:
- 1 Mini computador Soyo com uma CPU intel Celeron N3350, 6Gb de RAM + SSD Sata M2 de 128GB, SO: Linux Mint (Uso: geral para navegação na internet e acesso remoto ao servidor principal ou ao Workstation);
- O PC de Backup (Ryzen 1800X) vai virar meu novo servidor principal, ele vai receber os HDs do Workstation e todas as aplicações e arquivos do servidor HP;
- Servidor HP será desativado;
- Workstation (Dual Xeon E5-2680v4) virará apenas uma estação de trabalho, ficando ligado uma média de 8 horas por dia;
- O PC Principal será exclusivo para games, contratei um plano de IA da google por R$500 ao ano, com isso a maior parte do tempo ele ficará desligado;
Se o mini pc Soyo se mostrar muito ruim/lento estou pensando em o substituir por um notebook (mas prefiro não recorrer a gastar mais dinheiro, quero usar o que eu já tenho).