Como montar partições automaticamente?

Adiquiri um ssd recentemente e criei 3 partições no meu HD, sendo elas:

1 - para o linux ter mais espaço
2 - para o windows ter mais espaço (uso dualboot em dois ssd’s)
3 - guardar fotos / coisas importantes

Acontece que toda vez que reinicio o pc elas, assim como meu pendrive, não ficam montadas.

1 curtida

fstab - ArchWiki

fstab(5) - Void Linux manpages

Queria que essa partição que vou usar para fotos e coisas importantes possa ser aberta no windows e no linux

Qual formato do mkfs vc recomenda?

Se vc quer acesso pros 2 sistemas, NTFS

1 curtida

Para isso instale o pacote ntfs-3g - ArchWiki, e formate a partição com o comando abaixo, assim utilizando o formato NTFS.

sudo mkfs.ntfs -Q -L <label> /dev/<partição>
1 curtida

O que é esse “label” ?

Basicamente um rotulo o qual passa para o dispositivo para poder identifica-lo com mais facilidade, podendo ser qualquer nome, e poderá passar ao fstab como LABEL=<label>ao invés do UUID por exemplo…

2 curtidas

Label = “Rótulo”, “etiqueta” – um nome que você pode dar a cada partição, para facilitar sua vida.

Antigamente, o Dolphin me mostrava as partições assim – “Disco rígido de 8,0 GiB”:

Agora, atribuo uma “Label” a cada partição – Sites, Depot1, Warehouse, Works – e fica muito mais fácil eu entender o que cada uma é:

Também acho mais seguro, na hora de usar o GParted ou o KDE Partition Manager – pois os “rótulos” me dão segurança de identificar corretamente as partições:

2 curtidas

Siga a primeira parte do item “como adicionar outros discos” do tópico abaixo:

1 curtida

Também tinha esse problema, mas resolvi da seguinte forma no linux mint cinnamon. acredito que seja viável tem todas as distros;

a solução é usar o comando

udisksctl mount

Adicionei um script na pasta profile para montar as partições automaticamente ao fazer login.

/etc/profile.d

criei um script com o nome ‘monta_no_login.sh’ com permissão de execução, e coloco o seguinte conteúdo:

#!/bin/bash
if ! mount | grep -q 'nvme0n1p2'; then
    udisksctl mount -b /dev/nvme0n1p2
fi

if ! mount | grep -q 'sda1'; then
    udisksctl mount -b /dev/sda1
fi

com o comando

mount

voce pesquisa o nome no da sua partição e altera no script.

no exemplo acima monta as partições /dev/nvme0n1p2 e /dev/sda1 toda vez que eu inicio o pc.

obs: para copiar o script para a pasta profile precisa de permissão de root.

A vantagem de usar o udisksctl é que o meu usuário é fica sendo o proprietário do disco e ao excluir um arquivo ele vai para a lixeira em vez de ser excluído direto.

1 curtida

Montei e até ai ok, mas agora ele precisa de super usuário para criar pastas e etc

Na coluna <options> do arquivo fstab adicione as permissões

rw,user,auto

Saber mais → NTFS-3G - ArchWiki

Montei a partição de Bakcup em /media/andrade/Backup

Como deixo o Backup aparecendo abaixo de Computer (linha amarela) como se fosse um disco?

Não entendi…
Mesmo usando o comando

udisksctl mount

está pedindo permissão de super usuário?

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.