Galera, postei aqui em avançado porque acredito que isso não seja adequado para iniciantes. Mas, podem mover, caso esteja errado. Vamos lá:
Tenho um dell inspiron 14 3443. Este laptop tem 8GB de memória RAM DDR3L single channel (kinda sucks, right), i5 5200u, placa de vídeo nvidia GeForce 820m e HD de 1TB 5200rpm.
Atualmente, minha instalação do Linux Mint 19.1 Cinnamon com quase NADA instalado (nem chrome) - na real, só instalei um programa pra compartilhar mouse e teclado entre meu laptop e meu PC com Windows 10 por conta de comodidade. Além disso, só instalei os pacotes do Update Manager e o driver da nvidia - está demorando quase um minuto e meio desde o momento que aperto o botão, passando pela inserção da senha, até carregar o desktop. Se quiserem, podem descontar 4s considerando como tempo que eu digito a senha (que é tempo demais), ainda assim, ele demoraria cerca de um minuto e 20 segundos
Eu sei que não é uma configuração top e sei que o fato de ser uma máquina single channel e HD de 5200rpm dificulta ainda mais. Porém, é de longe uma configuração ruim e eu acredito que deveria estar com mais desempenho. Falando em desempenho, o firefox, por exemplo, inicia em quase 10s. É muito tempo.
Sei que são totalmente diferentes, mas o windows 10, na mesma máquina, liga e abre os programas consideravelmente mais rápido. Eu sei, eu sei… o Windows meio que não desliga, salva o estado no HD e atua como se estivesse em estado de hibernação. Eu sei de tudo isso, galera.
Gostaria de saber o que eu poderia fazer A NÃO SER UPGRADE DE HARDWARE para melhorar essa situação, porque eu não tenho dúvida de que o Linux pode fazer melhor do que isso, inclusive batendo o Windows 10. Quero aprender a usar Linux pra ver se realmente ele é melhor. Então estou disposto a fazer tudo que NÃO ENVOLVA GRANA. Não no momento (não tô podendo).
Quais informações precisam?
Bora me ajudar?
VALEEEEEEEEEEEEEEU!