Como melhorar o desempanho do Windows numa VBOX?

Pessoal estou com o Windows 8.1 Single Language instalado no Virtualbox do meu Kubuntu 24.04. Depois de ter que baixar manualmente, consegui instalar os adicionais de convidados, que incluem os drivers, principalmente o do vídeo.

Nessa VM em questão eu deixei a seguinte configuração:

• 2 núcleos do processador
  • 4Gb de RAM
  • 40Gb de HD (recomendados)
  • 256Mb de VRAM com vários monitores (o máximo permitido)

A resolução, em tela cheia, está a mesma do Kubuntu que é 1920x1080. Ocorre que o desempenho está muito a quem do esperado. As minhas dúvidas são:

1. Tem alguma coisa a mais que eu precise fazer pra melhorar o desempenho nessa VM?
  2. É normal esse baixo desempenho em VMs no VBOX Linux?

Meu PC tem uma boa configuração. No Windows eu estava usando o VMWare Player, que estava funcionando muito melhor que o VirtualBox. Mas confesso a vocês que nem olhei se tem ele pra Linux. Pois o VBOX é só baixar “da loja”.

Desde já obrigado!

Prefiro usar o qmu/kvm nativos do linux é mais chato de instalar
mas performa melhor q vbox, porem windows com 2 nucleos e 4gb de ram vai ser uma carroça do mesmo jeito.
com o qmu/kvm se vc tiver 2 gpus vc pode passar um deles para a vm e ter aceleração grafica ate jogar por la mas isso é mais trabalho ainda.

1 curtida

Eu só tenho uma GPU. E instalei o Windows 8.1, justamente por ser um sistema muito leve. Meu processador tem só 4N e 4T. É um Intel de quarta com 22nm, frequência nominal de 3.30GHz e máxima de 3.60GHz. Meu setup não possui vídeo integrado.

No Windows (11), como mencionei acima, estava usando o VMWare player e o desempenho de VMs, até mesmo o Windows 10, apresentavam um desempenho superior ao que observo apresentar no VBox no Linux.

Por isso queria saber se tem algo mais que eu possa fazer aqui para melhorar o desempenho desta VM Windows 8.1.