Como mandar um espaço nao alocado para o meu disco principal?

Gente, desculpa incomodar vocês mais uma vez nesse belíssimo dia,

Gostaria de saber se tem como eu pegar um espaço não alocado no meu SSD e manda para a partição que meu sistema ta instalado.

Segue o print:

Eu quero mandar o espaço dessa não alocada de 20Gb para o /dev/sda7

O que é essa partição fat32 /dev/sda5 ?

Acredito eu que seja o gerenciador de boot. É que quando fui instalar vi um video do Dio falando pra criar uma partição de 500mb do tipo EFI

Não precisava dela, pois já tinha a partição EFI sda2 da instalação do Windows. Daí o sistema já detectou e montou corretamente em /boot/efi Com UEFI vc só precisa ter uma partição EFI para tantos quantos sistemas operacionais você instalar.

Pra fazer o que você quer, vai trabalho pois o espaço livre não está após a partição que você quer aumentar. Eu saberia fazer, mas usando comandos e fazendo backup do sistema inteiro. Vai precisar saber editar o bootloader (GRUB) e o arquivo fstab, o que eu considero para usuários avançados. Conceitualmente veja só o que eu faria:

  1. Iniciava em modo LIVE
  2. Criava um backup da partição raiz no hd externo ou na partição do windows
  3. Verificava o backup quanto a erros
  4. Apagava as atuais partições 5, 6 e 7
  5. Criava novas partições 5 e 6, sendo a 5 uma partição de swap com o tamanho que vc achar adequado e o o restante do espaço na partição 6 que será a nova raiz.
  6. Formatava as partições swap e ext4.
  7. Recuperava o backup salvo para a nova partição raiz.
  8. Editava o arquivo fstab e alterava o UUID das partições raiz e swap conforme o novo identificador gerado durante a formatação (comando blkid para visualizar)
  9. Editava o /boot/grub/grub.cfg para adequar aos novos UUID da partição raiz e swap (opção resume=)
  10. Finalmente sairia do LIVECD e reiniciaria para verificar se deu tudo certo ou houve problema com o GRUB ou kernel panic. Daí seria ver o que deu errado e consertar de novo via LIVECD.

Esse não é o único jeito, talvez colegas tenham ideia de algo mais fácil.

2 curtidas

Realmente achei um pouco complicado. Acho que ta mais fácil eu fazer um backup dos arquivos que eu tenho de importante aqui e reinstalar o sistema mesmo né? Daí no instalador eu deleto o sda7 e ele vai juntar no espaço nao alocado, ai eu crio uma nova partição.

De qualquer forma obrigado pela resposta, caso alguem tenha algo a acrescentar favor se manisfeste kskks.