Como mandar a saída do terminal no fórum

É comum aqui no fórum alguém estar com um problema e alguém pedir a saida de um comando e mandar postar em algum lugar e mandar pra cá e a pessoa não saber o que fazer para mandar a saída, e quando manda por vezes manda de forma toda reconfigurada e não tem problema nenhum nisso, ninguém é obrigado a saber interagir com o terminal eu cheguei a abrir uma sugestão para abrir o envio de arquivos .log na categoria de feedback mas como de praxe fui prontamente ignorado pelo @thespation (sei nem porque eu tento sugerir ou fazer algo aqui devo ser masoquista, só pode) então eu fiz uma ferramenta pra facilitar e esse tutorial pra explicar como se usa, o tutorial vai ser dividido em 3 partes: Instalação, Enviar a saída, Ler a saída:

Instalação:

Requer apenas 2 passos, baixar:

sudo wget -q "https://raw.githubusercontent.com/sudo-give-me-coffee/aqui-esta-a-saida/main/aqui-esta-a-saida" -O "/usr/bin/aqui-esta-a-saida"

Deixar executável:

sudo chmod +x "/usr/bin/aqui-esta-a-saida"

Enviar a saida:

Simplesmente coloque “aqui-esta-a-saida” na frente do comando, exemplo:

aqui-esta-a-saida cat /proc/cpuinfo

E a saída se tudo estiver ok vai ser parecido com seguinte mensagem:

Muito bem, agora copie e cole o conteúdo do arquivo ‘/home/natanael/poste-no-forum.txt’ no fórum e a outra pessoa poderá visualizar a saida do comando exatamente igual no seu PC

Agora basta abrir o seu gestor de arquivos (qualquer um) e abrir o arquivo “poste-no-forum.txt” e colar o conteúdo na caixa de mansagem e enviar, deve ficar algo assim:

A mensagem fica assim:


Olá, o ID para clonar a saída do comando que me pediu é:

g3qx

Você vai precisar da ferramenta aqui-esta-a-saida desenvolvida por @Natanael.755 para poder visualizar, você pode verificar como instala e se utiliza a ferramenta nesse post


Ler a saída

Basta rodar o comando com o parametro --clone seguido do ID no caso do exemplo:

aqui-esta-a-saida --clone g3qx

E o comando sairá da mesma forma que sairia no comando da pessoa (com a mesma formatação e cores inclusive)


Avisos:

  • Essa ferramenta envia a saída do comando pro termbin a hospedagem dos logs não é minha
  • Você assume qualquer coisa resultante do uso dessa ferramenta
  • Não use ela com a janela do terminal maximizada, isso pode quebrar a visualização de quem for abrir, eu poderia corrigir isso forçando um viewport, mas tô depressivo demais pra isso, se quiser abrir um pull request o repositório é esse
  • Os logs tem validade te 30 dias cravados (é do termbin, eu não tenho controle), o que significa que se passar mais de 30 dias que após esse período o ID pode retornar coisas nada a ver, então, decorreu 30 dias, vai ter que reenviar se for o caso
  • Sempre execute comandos de modo automatizado, não tem como o usuário fornecer inputs
  • Caso precise de sudo, rode antes o comando sudo echo -n (esse comando não faz nada serve apenas para que o sudo não peça senha) e execute: aqui-esta-a-saida sudo...

E é isso, não tem mais o que falar, sugestão de mensagem pra pedir pra enviar o log:

Instale [essa ferramenta](https://plus.diolinux.com.br/t/como-mandar-a-saida-do-terminal-no-forum), e rode o comando assim:

aqui-esta-a-saida linha de comando...
  
E mande o conteúdo do arquivo "poste-no-forum.txt"
3 curtidas

Não querendo ser chato, mas tem um erro ai.

1 curtida

diga

Dizer o que?

1 curtida

Onde está o erro pra eu corrigir

Eu só disse que tinha 2 “mandar” ali, o erro era esse.

2 curtidas

Wow corrigindo, não percebi nem isolado kkkkkk

Não seria “tento”?

1 curtida

Corrigido

1 curtida

Eu costumo fazer de um modo mais simples, pois já tenho o hábito de copiar as saídas do Terminal (Konsole) para arquivos TXT.

Basta inserir 4 espaços no início de cada linha.

Depois, copiar o bloco de texto e colar aqui:

(20/35) Installing: python38-zope.interface-5.2.0-1.2.x86_64 .............
(21/35) Installing: xhost-1.0.8-2.1.x86_64 ...............................
(22/35) Installing: python38-outcome-1.0.1-2.2.noarch ....................
(23/35) Installing: python38-lxml-4.6.2-1.3.x86_64 .......................
(24/35) Installing: python38-Pillow-8.1.2-1.1.x86_64 .....................
(25/35) Installing: python38-Babel-2.9.0-2.1.noarch ......................
(26/35) Installing: tk-8.6.11-1.4.x86_64 .................................
(27/35) Installing: python38-trio-0.17.0-2.2.noarch ......................
(28/35) Installing: python38-Genshi-0.7.5-1.1.x86_64 .....................
(29/35) Installing: python38-tk-3.8.8-2.1.x86_64 .........................
(30/35) Installing: python38-dnspython-2.1.0-1.4.noarch ..................
(31/35) Installing: python38-html5lib-1.1-1.5.noarch .....................
(32/35) Installing: python38-gevent-21.1.2-1.4.x86_64 ....................
(33/35) Installing: python38-geventhttpclient-1.4.5-1.3.x86_64 ...........
(34/35) Installing: python38-dulwich-0.20.15-1.4.x86_64 ..................
(35/35) Installing: sigil-1.5.1-1.1.x86_64 ...............................

É claro que isso é mais fácil no Kate / KWrite, que têm o “Modo de seleção de bloco” no menu “Editar” ─ ou basta usar CTRL+Shift+B para alternar entre ele e o modo normal de seleção de texto.

1 curtida

A questão é que é mais trabalhoso e perde formatação, experimenta rodar a demo:

1 curtida

Concordo que, para muitos (talvez a maioria), sua dica será o modo mais simples e prático.

Mas isso pode ser relativo ─ dependendo de como cada um trabalha.

Eu guardo saídas de comandos desde 2016, e muitos deles não posso mais reproduzir, pois são de antigas distros / versões, que não tenho mais, ou de problemas que ocorreram em alguma época e hoje já não acontecem mais.

Postei uma alternativa, sem com isso querer menosprezar a que você sugeriu. Eu mesmo, demorei a perceber que 4 espaços no início da linha seriam o modo de publicar como “bloco de código”.

É sempre bom termos vários caminhos alternativos.

1 curtida