É comum aqui no fórum alguém estar com um problema e alguém pedir a saida de um comando e mandar postar em algum lugar e mandar pra cá e a pessoa não saber o que fazer para mandar a saída, e quando manda por vezes manda de forma toda reconfigurada e não tem problema nenhum nisso, ninguém é obrigado a saber interagir com o terminal eu cheguei a abrir uma sugestão para abrir o envio de arquivos .log na categoria de feedback mas como de praxe fui prontamente ignorado pelo @thespation (sei nem porque eu tento sugerir ou fazer algo aqui devo ser masoquista, só pode) então eu fiz uma ferramenta pra facilitar e esse tutorial pra explicar como se usa, o tutorial vai ser dividido em 3 partes: Instalação, Enviar a saída, Ler a saída:
Instalação:
Requer apenas 2 passos, baixar:
sudo wget -q "https://raw.githubusercontent.com/sudo-give-me-coffee/aqui-esta-a-saida/main/aqui-esta-a-saida" -O "/usr/bin/aqui-esta-a-saida"
Deixar executável:
sudo chmod +x "/usr/bin/aqui-esta-a-saida"
Enviar a saida:
Simplesmente coloque “aqui-esta-a-saida” na frente do comando, exemplo:
aqui-esta-a-saida cat /proc/cpuinfo
E a saída se tudo estiver ok vai ser parecido com seguinte mensagem:
Muito bem, agora copie e cole o conteúdo do arquivo ‘/home/natanael/poste-no-forum.txt’ no fórum e a outra pessoa poderá visualizar a saida do comando exatamente igual no seu PC
Agora basta abrir o seu gestor de arquivos (qualquer um) e abrir o arquivo “poste-no-forum.txt” e colar o conteúdo na caixa de mansagem e enviar, deve ficar algo assim:
A mensagem fica assim:
Olá, o ID para clonar a saída do comando que me pediu é:
g3qx
Você vai precisar da ferramenta aqui-esta-a-saida
desenvolvida por @Natanael.755 para poder visualizar, você pode verificar como instala e se utiliza a ferramenta nesse post
Ler a saída
Basta rodar o comando com o parametro --clone
seguido do ID
no caso do exemplo:
aqui-esta-a-saida --clone g3qx
E o comando sairá da mesma forma que sairia no comando da pessoa (com a mesma formatação e cores inclusive)
Avisos:
- Essa ferramenta envia a saída do comando pro termbin a hospedagem dos logs não é minha
- Você assume qualquer coisa resultante do uso dessa ferramenta
- Não use ela com a janela do terminal maximizada, isso pode quebrar a visualização de quem for abrir, eu poderia corrigir isso forçando um viewport, mas tô depressivo demais pra isso, se quiser abrir um pull request o repositório é esse
- Os logs tem validade te 30 dias cravados (é do termbin, eu não tenho controle), o que significa que se passar mais de 30 dias que após esse período o ID pode retornar coisas nada a ver, então, decorreu 30 dias, vai ter que reenviar se for o caso
- Sempre execute comandos de modo automatizado, não tem como o usuário fornecer inputs
- Caso precise de
sudo
, rode antes o comandosudo echo -n
(esse comando não faz nada serve apenas para que o sudo não peça senha) e execute:aqui-esta-a-saida sudo...
E é isso, não tem mais o que falar, sugestão de mensagem pra pedir pra enviar o log:
Instale [essa ferramenta](https://plus.diolinux.com.br/t/como-mandar-a-saida-do-terminal-no-forum), e rode o comando assim:
aqui-esta-a-saida linha de comando...
E mande o conteúdo do arquivo "poste-no-forum.txt"