Como limpar o histórico do terminal

Instalei recentemente o Garuda Linux KDE Dragonized. Fantástico!!! Assisti ao vídeo do Dio no YouTube e resolvi testar.Ainda estou me acostumando com o pacman. Até agora somente utilizei distros baseadas no Debian e o “apt” me era familiar. Não consigo limpar o histórico de comandos do Terminal nesse novo Sistema. Versão diferente!! Acho que trata-se do Fish, ou Alacritty.
Antes, no Debian e no Ubuntu, utilizava um alias em “/etc/bash.bashrc”, para com um simples comando, tipo “$ sair” encerrar o terminal limpando o histórico de comandos da sessão.
Alguém poderia me ajudar?? Não queria mudar de terminal - nem tampouco de Sistema. Obrigado!

basta digitar history clear

Aqui tem a relação de comandos do fish:

https://mvolkmann.github.io/fish-article/

1 curtida

Vlw nando3d! Até tinha utilizado o “$ history clear”, mas parece que os comandos da sessão ficam armazenados na memória. Vou dar uma olhadinha com mais calma no link que postou. Tudo de bom!

1 curtida

Olá @edd_israel, tudo bem contigo?

Os arquivos de configuração do fish ficam em “~/.config/fish” e ele puxa o histórico lendo o arquivo “.bash_history” que fica dentro da home do usuário. Então, para limpar o histórico, basta zerar o conteúdo deste arquivo.

No fish, o equivalente aos “alias” do bash são chamados de functions e para criar novas “funções” você pode simplesmente digitar o comando diretamente no fish que ele será armazenado.

alias function atualizador “sudo apt update; sudo apt upgrade --autoremove; flatpak update”

:vulcan_salute:

2 curtidas

Olá Eddie! Tudo bem meu prezado. E com vc rapaz? Muito obrigado pela dica, mas a sintaxe que mencionou para a função, acredito ser mais apropriada para o gerenciador de pacotes “apt-get”. Lembrando que estou usando o Garuda, cuja derivação é do Arch Linux e na minha pasta “/home/usuário/” não foi criado o arquivo .bash_history. Forte abraço amigo!

1 curtida

Esse exemplo foi apenas para demonstrar o “esquema” do comando, agora é só adaptar conforme o sistema que está usando. :wink:
:vulcan_salute:

1 curtida