Como limitar o uso de determinados sites por horário?

Olá pessoal. Aqui estou eu precisando novamente de mais ajuda de quem sabe.

Esse lance de pandemia/confinamento/quarentena me trouxe um problema que estou penando pra resolver. Tenho dois filhos e o mais velho tem 11 anos. A mais nova tem 7 anos e, como está em idade de alfabetização, demanda mais atenção do que o mais velho. Dessa forma, eu e minha esposa nos dividimos entre o trabalho e o acompanhamento das aulas junto à mais nova. Enquanto isso, o mais velho já consegue se virar sozinho.

Só que, como já dizia o Tio Ben, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. E, vira e mexe, flagro meu filho no horário de aula fazendo outras coisas concomitantemente à aula que estiver assistindo, especialmente acessando o Discord e sites de jogos.

Então, minha dúvida é simples: como restrinjo o acesso dele a determinados sites por horário? O objetivo é que eu faça o bloqueio por site e durante o horário de aula. No resto do tempo, ele estaria liberado para acessar os sites.

Eu já tentei de duas formas: a primeira foi utilizando uma extensão do Chrome que faz exatamente isso. Funcionou mas ela é bem ruim de configurar e, se ele pesquisar um pouco, desinstala a extensão e volta tudo a ser como antes.

Também tentei um aplicativo chamado SafeDNS. Eu tava com bastante esperança nesse porque consegui entender como configura e tals, só que ele não funcionou. Tentei várias formas para poder testar, populei o site de blacklist, coloquei para bloquear 24 horas por dia e nada. O suporte dá esclarecimentos genéricos sobre quando dá problema. Não me encaixei em nenhuma das soluções.

Também andei olhando softwares de controle dos pais, como o Qustodio, mas a configuração dele não me atende. É possível agendar horários, mas aí ele bloqueia o acesso ao dispositivo inteiro e não é esse objetivo.

Enfim, essa é a história e o problema que tenho que resolver. Agradeço a qualquer pessoa que possa me ajudar.

Ah, o computador dele está com Windows…

Abraços!

Eu imaginei a seguinte situação:

No roteador bloqueia o acesso dos computadores deles à internet.

No seu computador vc instala o squid (cache proxy). Squid – Wikipédia, a enciclopédia livre

No computador deles configura o acesso à internet via proxy (seu computador)

Configura então no seu computador as regras de acesso personalizadas para cada computador (é possível inclusive configurar acesso com usuario e senha). Eu sei que possível usar regras bastante elaboradas incluíndo controle de horário e regras de filtragem, possivelmente podendo usar ambas simultaneamente. Além de manter histórico de LOGs que vão “dedurar” os acessos indevidos para vc ir adicionando à filtragem. É uma ferramenta profissional amplamente usada em empresas!

O contra é que a configuração é via arquivo de texto e não sei como funciona a instalação em máquinas windows (assumindo que a sua seja windows). Pode ser um pouco complicado a configuração, mas tem bastante material para ajudar (textos e vídeos).