Olá pessoal tudo bem
eu estou tentando fazer um código em c pra ver a temperatura da cpu (apenas para treinar e entender mais sobre o sistema), pesquisando achei o arquivo /sys/class/thermal/thermal_zone0/temp que mostra a temperatura, mas quando tento abrir ele com o cat retorna apenas 26800, e esse valor não muda.
existe outra forma de ver a temperatura?
ou “consertar” esse arquivo?
obs: O lm-sensor funciona perfeitamente.
No Conky, eu uso 2 “IF / ENDIF” aninhados, porque em algumas distros as temperaturas que quero exibir podem estar em hwmon 0, 1, 2 ou 3 – variando de um boot para outro:
${if_existing /sys/class/hwmon/hwmon0/temp1_label}\
MB ${alignr}${hwmon 1 temp 1}°C \
CPU ${alignr}${hwmon 0 temp 1}°C
Core0 ${alignr}${hwmon 0 temp 2}°C \
Core1 ${alignr}${hwmon 0 temp 3}°C \
Core2 ${alignr}${hwmon 0 temp 4}°C
Core3 ${alignr}${hwmon 0 temp 5}°C \
Core4 ${alignr}${hwmon 0 temp 6}°C \
Core5 ${alignr}${hwmon 0 temp 7}°C\
${else}\
${if_existing /sys/class/hwmon/hwmon1/temp1_label}\
MB ${alignr}${hwmon 0 temp 1}°C \
CPU ${alignr}${hwmon 1 temp 1}°C
Core0 ${alignr}${hwmon 1 temp 2}°C \
Core1 ${alignr}${hwmon 1 temp 3}°C \
Core2 ${alignr}${hwmon 1 temp 4}°C
Core3 ${alignr}${hwmon 1 temp 5}°C \
Core4 ${alignr}${hwmon 1 temp 6}°C \
Core5 ${alignr}${hwmon 1 temp 7}°C\
${else}\
MB ${alignr}${hwmon 0 temp 1}°C \
CPU ${alignr}${hwmon 2 temp 1}°C
Core0 ${alignr}${hwmon 2 temp 2}°C \
Core1 ${alignr}${hwmon 2 temp 3}°C \
Core2 ${alignr}${hwmon 2 temp 4}°C
Core3 ${alignr}${hwmon 2 temp 5}°C \
Core4 ${alignr}${hwmon 2 temp 6}°C \
Core5 ${alignr}${hwmon 2 temp 7}°C\
${endif}\
${endif}
Agora, sudo watch sensors
– que lê em intervalos de 2 segundos – enquanto o Conky lê a cada 1 segundo, e por isso nem sempre coincidem:
Aquela primeira temperatura, que assinalei como “MB” nunca muda, é sempre 27º – e nunca me convenci de que seja, mesmo, da MotherBoard.
As outras, me parecem “convincentes”.
Não acredito em “verdades eternas”, neste caso – pois com minha antiga placa-mãe (2 x Core2 Duo), eu tinha uma “coleção de números” muito diferente – incluindo Voltagens (tensões):
${if_existing /sys/class/hwmon/hwmon1/temp3_input}\
CPU ${alignr}${hwmon 0 temp 1}°C ${alignr}Vcore ${alignr}${execi 10 sensors | grep -A 0 'Vcore' | cut -c 20-27}
MB ${alignr}${hwmon 0 temp 2}°C ${alignr}+3.3 ${alignr}${execi 10 sensors | grep -A 0 '+3.3 Voltage' | cut -c 20-27}
Core0 ${alignr}${hwmon 1 temp 2}°C ${alignr}+5 ${alignr}${execi 10 sensors | grep -A 0 '+5 Voltage' | cut -c 20-27}
Core1 ${alignr}${hwmon 1 temp 3}°C ${alignr}+12 ${alignr}${execi 10 sensors | grep -A 0 '+12 Voltage' | cut -c 20-27}
Fan ${alignr}${hwmon 0 fan 1} rpm Freq. ${alignr} $freq MHz\
${else}\
CPU ${alignr}${hwmon 1 temp 1}°C ${alignr}Vcore ${alignr}${execi 10 sensors | grep -A 0 'Vcore' | cut -c 20-27}
MB ${alignr}${hwmon 1 temp 2}°C ${alignr}+3.3 ${alignr}${execi 10 sensors | grep -A 0 '+3.3 Voltage' | cut -c 20-27}
Core0 ${alignr}${hwmon 0 temp 2}°C ${alignr}+5 ${alignr}${execi 10 sensors | grep -A 0 '+5 Voltage' | cut -c 20-27}
Core1 ${alignr}${hwmon 0 temp 3}°C ${alignr}+12 ${alignr}${execi 10 sensors | grep -A 0 '+12 Voltage' | cut -c 20-27}
Fan ${alignr}${hwmon 1 fan 1} rpm Freq. ${alignr} $freq MHz\
${endif}
Além disso, a “coleção de números” vem aumentando, de um ano para outro – embora eu continue com a mesma placa-mãe desde 2020.
Imagino que cada placa-mãe ofereça diferentes “coleções de números” – e nem sempre o manual dá “certeza” do que cada número signifique.
Minhas anotações estão aqui.
O lm-sensors
lê os arquivos em /sys/class/hwmon/
, os mesmos lidos no script do @frc_kde. Cada dispositivo tem uma pasta numerada, hwmon0
, hwmon1
, etc., com arquivos com nomes auto-explicativos.
Se for para uma única máquina com hardware 100% fixo, dá para usar a abordagem dele de “fixar” os números do hwmon0
, hwmon1
, etc. já no código.
Para criar algo genérico para qualquer sistema (ou para se blindar contra mudança nos números, já que não há garantia alguma de que pasta vai ser a CPU, que número vai ser a GPU, etc.), no entanto, é bom conferir o arquivo name
de cada pasta hwmon[0-9]
, ou buscar os dispositivos em /sys/bus/platform
e /sys/bus/pci
, onde eles são organizados pela conexão física que eles utilizam.
Acredito que o próprio Conky já possa mostrar voltagem, não?