Como jogar no Mint (ou similares) com uma RTX 3060 12Gb?

Bom dia, pessoal!

Recentemente, montei um pczinho intermediário e, como vou usar Linux nele, provavelmente o Mint ou outro derivado de Ubuntu/Debian, gostaria de umas dicas sobre instalação de drivers, otimização, etc. Eu já sei que pode haver problema com a placa de vídeo que escolhi (Nvidia). Mas a escolhi por querer começar, timidamente, alguns estudos em machine learning também, além de jogar alguns títulos que tenho vontade (Red Dead 2, Hogwarts Legacy, Horizon, God of War, COD) no melhor equilíbrio de qualidade-fps possível.

Segue a montagem que fiz:

CPU: AMD Ryzen 5 5600
MB: MSI B550M Pro-VDH
Ram: XPG 2x16gb CL16
GPU: Nvidia RTX 3060 12Gb
Fonte: Gamdias Cyclops M1 550W

Agradeço demais a atenção desde já.

Oi, tudo bem?

Eu sei que existe essa ideia por conta de problemas do passado, especialmente em laptops, mas em desktop, eu uso NVIDIA desde que comecei no Linux praticamente, e você provavelmente não vai ter problemas.

O Linux Mint é um tanto quanto “pronto” para você começar a jogar, só tenha a certeza de instalar os drivers de vídeo para a sua placa.

Abra o menu e escreva “drivers”.

No gerenciador de drivers, instale a versão mais recente disponível. Reinicie, e é isso. Só instalar a Steam e começar.

Vale a pena conferir se o Proton está ativado mesmo para todos os jogos nas configurações da Steam.

Setup (um pouco mais) avançado

Caso você queira dar alguns passos a mais em termos de otimização, pode fazer a pena atualizar o Kernel do Mint e os Drivers de vídeo.

Isso pode fazer alguma diferença, mas não espere milagres. Recomendaria testar normalmente antes e dar qualquer passo mais avançado, se funcionar de forma satisfatória, não tem porquê mexer com isso, mas…

1 - Kernel atualizado

Você pode instalar um Kernel mais recente através do gerenciador de atualizações do Linux Mint.

2 - Driver NVIDIA mais atualizado

Adicionar um PPA no sistema pode ajudar você a ter acesso a uma gama mais ampla de drivers, permitindo que você teste versões que ainda não foram aprovadas para a base LTS do Mint.

Eu demonstro estes dois passos nesse vídeo, já deixei no tempo certinho para você:

Boa sorte :slight_smile:

4 curtidas

Caramba, que honra! rsrs :grinning_face_with_smiling_eyes:
Muitíssimo obrigado pela resposta!

2 curtidas