Como isolar Badblocks de forma segura?

Ei pessoal, hoje realizei o teste do Badblocks no meu sistema, e apresenta 4 badblocks. Mas o engraçado é que semana passada ele estava normal, foi só ontem à noite enquanto eu estava conversando com meu amigo no discord que o sistema começou a apresentar vários pop-up de erros e a ficar muito lento. Eu não conseguia abrir programas nem nada. Aí desliguei ele e quando liguei ele abriu a tela do Busybox. Dei um fsck nele e rebootei-o novamente. Realizei a varredura de badblocks (como eu falei) e apresentou 4 Badblocks. Inclusive quando eu fui realizar o teste do S.M.A.R.T. para saber o estado do hd, ele apresentou falha.

Mas gostaria de saber se é possível fazer o sistema não usá-los, meio que de fato isolar eles, de forma que eu não perca os dados nele. Acredito que os badblocks não sejam na raíz do sistema. Vale lembrar que este meu hd de 320 gb nunca ficou com o armazenamento cheio, mas apresenta mais de 10 anos de vida (já que meu notebook é de 2011).

Informações extras

• Linux Mint 20.3
  • HD 320 gb
  • Começou a apresentar erros ontem à noite (29/01)

De forma resumida, seu hd chegou ao fim da vida útil. É como usar um pneu careca, vc pode se acidentar a qualquer momento.

O ideal é vc desligar o seu hd e somente fazer uma cópia completa para outro disco. A partir daí recuperar os dados que forem possíveis. Quanto mais vc usar o hd, mais dados vc vai perder. Se não houver dados críticos no sistema, então vc vai continuar com crashes aleatórios, lentidão, até se tornar impossível usar o computador.

Já compre outro disco, chegou a hora!

5 curtidas

Poxa…
Bem, de fato, esse hd aqui passou por muita coisa. Nada de novidade ele começar a apresentar falhas. Por sorte, eu tenho um hd externo e vou realizar todo o backup necessário.

Ele deixará de funcionar em breve então? Tipo, questões de dias ou semanas?

Quando começam os badblocks o disco perdeu a confiabilidade. Geralmente começa um efeito em cascata pois fisicamente um badblock pode ser uma parte do revestimento do disco que se descolou e fica girando dentro do disco, provocando mais riscos e soltando mais pedaços. Mas pode ser que esse pedaço grude em algum lugar e não mais cause estrago durante alguns dias/meses.

É que nem jogar na lotomania, mas em vez de arriscar ganhar um grana, está arriscando perder suas informações a cada hora que o disco fica ligado.

2 curtidas

não tem como prever, pode ser que dure meses, pode ser que já tenha dado defeito e vc está reinstalando o sistema nesse momento. Veja que nem o SMART o hd consegue informar.

2 curtidas

Só para sanar uma dúvida. 4 Badblocks é considerado muito? De não sei tantas centenas de milhões que o hd tem, apenas 4 dariam tanto problema assim? Se bem que o smart não consegue realizar o diagnostico de saúde por causa de um erro de leitura, nem ouço sons estranhos nele também.

Bastante, o mínimo e 2
Como vc tem 4 nem e viavel manter pois pode perder dados dependendo do bloco e ate causar instabilidade se usar um sistema nele
Se o disco vier na máquina e nunca foi trocado ou bem dizer “novo”, confie na info do SMART e não seje teimoso de ir contra kkkk

1 curtida

Bom, não é de todo perdido, mas é importante fazer backup imediatamente.

Depois de copiados todos os dados que te interessam, seria bom fazer uma formatação de baixo nível, escrever zeros em todo o disco, forçando a realocação dos setores defeituosos para os de reserva. Após terminado esse processo (que normalmente leva uma noite toda), fazer uma nova varredura à procura de defeitos.

Isso pode dar um tempo a mais de funcionalidade, mas não é recomendável confiar nesse disco.

Os passos que citei eu fiz com um HD de notebook que estava com cerca de 2 anos de uso. Ele ficou ok, continuei usando-o por mais 3 anos. Ao completar esse curso de 5 anos começou a apresentar setores defeituosos novamente, mas dessa vez não houve jeito. Foi só o tempo de salvar os dados úteis e não prestou mais. Não consegui nem rodar a formatação em baixo nível.

2 curtidas

Acho que depende do lugar que o disco foi danificado. No meu, da última vez que olhei, ele acusava mais de 100 badblocks e usei ele por mais de 4 anos kkkkk Os “únicos” problemas que eu tinha era com a instalação do sistema (às vezes funcionava, às vezes não e, segundo o pessoal daqui do fórum, poderia estar relacionado a esse hd danificado) e também quando eu precisava transferir uma grande quantidade de arquivos para outra pasta ou partição (HD externo, por exemplo)

Claro que usar dessa maneira, definitivamente, não é a coisa mais inteligente a se fazer, principalmente porque seu sistema já está apresentando instabilidades. Melhor investir em um SSD, se puder.

2 curtidas

Contudo há sempre uma possibilidade de perder dados.
Nunca testei essa ferramenta

1 curtida