Como instalo o adaptador TP-Link AC1300 5GHz no meu Fedora?

Alguém sabe como posso fazer isso?

Você está se referindo a wifi de 5 GHz? Nunca tive problemas para me conectar a qualquer wifi em qualquer distro, inclusive o Fedora. Tem certeza de que a placa de rede do seu computador é compatível com 5 GHz?

Boa noite.
Primeiro teria que verifica se a sua placa de rede suporta essa tecnologia, após isso basta instala os drives dela e as redes 5GHz irá aparece para você. Exemplo no notebook que estou no momento:

Obs: caso sua placa de rede já seja compatível e esteja com os drives ok, confirme se a opção smart connect do seu roteador não esteja habilitada, basicamente ele permite que o seu roteador gerencie qual a melhor rede para se conectar (2.4 ou 5GHz) de acordo com a distância que você está do roteador e é claro que o seu roteador também tem que ter suporte a essa tecnologia

No Windows o adaptador 5 GHz funciona e no Fedora não.

Perfeito, procure o modelo dele e veja se encontre os drives dele que provavelmente irá solucionar o seu problema, qualquer coisa poste o modelo dele aqui que o pessoal logo disponibiliza o link para você, nunca utilizei o Fedora mas se eu consegui irei te auxiliar também.

TP-Link AC1300: https://www.amazon.com.br/Adaptador-TP-LINK-T4U-Wireless-1300MBPS/dp/B01N2U8YRF/ref=asc_df_B01N2U8YRF/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=424187019522&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=859968277974316079&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001772&hvtargid=pla-305433389920&psc=1

Pelo que vi nesse post:
Tp Link Archer T4u WiFi adapter compatibility - Fedora Discussion (fedoraproject.org)

Essa seria a sua solução:
cilynx/rtl88x2bu: rtl88x2bu driver updated for current kernels. (github.com)

Sou novato… Onde começo?

Humm pelo que pesquisei e vi acredito que esse link irá te ajudar:
Passo-a-passo - Realtek Rtl8812BU Fedora 35 Instalação do driver • Instalação do driver • tutorialforlinux.com
Nunca utilizei o Fedora sempre fiquei na base Debian/Ubuntu, porém caso não funcione somente reporte aqui e alguém deve te ajudar.

Esse passo a passo faz o que?

Está ensinando a instala os drivers que mencionei acima, a principio pela pesquisa que fiz seria os correspondente a sua placa de rede.

O TP-Link AC1300 eu espeto no USB e funciona normalmente sem instalar nada no meu PC de mesa no Windows, já no Linux não funciona. Já Tp-link Tl-wn821n funciona normalmente no Linux sem instalar nada.

É preciso instalar manualmente este driver no Linux, ao que parece, aqui mostram 3 fontes diferentes para se instalar o driver, um usuário de Debian e outro de CentOS reportaram ok, mas depois de instalar manualmente, de resto todas as outras distros falharam, pois foi reporte de quem não instalou o driver manualmente, é uma pena não estar funcionando automaticamente ainda, boa sorte