Boa tarde a todos! Preciso de uma ajuda semelhante ao caso do nosso amigo Hild.
Fazia uns 3 anos pelo menos que usava o Linux Mint como S.O principal, nessa ultima semana quando decidi apagar alguns arquivos para instalar o Windows em dual boot para algumas atividades. Enfim, feito isso instalei o Windows 10 e posterior Linux Mint 20. Ai começou meu pequeno contra-tempo.
Criei a Iso tanto to Windows como Linux pelo rufus como MBR para Bios ou UEFI e instalei o Win10 primeiro. Na primeira vez fiz toda uma divisão em meu HD. 1 Par Win10, 1 Par Vazia, 1 Par. Linux, 1 Grub, 1Swap. Instalado o Windows, fui instalar o Mint. Iso no pendrive colocada e dai nada do boot normal de instalação, quando iniciava ia para utilização como live CD. Tentei com security boot ativado ou não, alterei para modo legacy e nada. Dai tentei instalar depois de iniciado como live CD. Coloquei o Mint na partição dele, criei ponto de montagem e tals e ao final da instalação nunca aparace para o boot pelo Mint. Tentei instalação junto com o Windows também e não aparece o dual boot.
Não sei se consegui explicar bem o meu caso, alguém tem ideia de algo que estou deixando de analisar para resolver o problema? Desde ja obrigado.
Meu computador e Acer Aspire E15
SSD 250 GB SO e outro HD de arquivos.
8 BG de Ram e Processador i5
1 curtida
Primeiro, não use o Rufus para criar o pendrive do Mint, prefira o Etcher, ou crie um pendrive com Ventoy que dá pra colocar Windows e Mint no mesmo pendrive de boot.
Bom, o que me parece é que, ao criar seu pendrive do Windows, vc o fez em modo Bios e não UEFI. Aí deve ter dado alguma confusão, já que os bootloaders foram instalados em MBR e não UEFI. Acredito que a melhor solução é primeiro criar uma única partição vazia onde o Windows vai criar as partições (C:, boot/EFI etc.) e deixar o espaço pro Linux como espaço vazio (RAW) - use o Gparted do próprio Mint em live USB pra isso; dá pra deixar já criados o D: em NTFS e a futura home em ext4 no HDD.
Certifique-se de criar o pendrive com Ventoy em modo GPT e comece pelo Windows. Ao terminar a instalação do Windows, tem como redirecionar as bibliotecas (documentos, downloads etc.) direto pro D: no HDD (tem tutos na internet fáceis de achar pra isso). Aí é instalar o Mint, sugiro o modo de particionamento avançado, apontando a boot/EFI como partição de boot ESP (não lembro certinho o nome dela, mas no Ubiquity é fácil de achar isso), raiz e swap no ssd e home no HDD
Qualquer dúvida, avisa!
2 curtidas
Eu sou usuário de Windows a muito tempo, mas estou usando o Linux agora e estou gostando do sistema.
Achei estranho você ter problema para instalar os dois sistemas, eu não tive problema nenhum para instalar o Linux, a máquina já estava com Windows instalado.
Usei um pendrive para instalação, abri a iso pelo WinRAR, copiei os arquivos e colei no pendrive, depois foi só reiniciar o pc configurado para dar boot pelo pendrive. Instalei o Windows primeiro e depois o Linux.