Como instalar uma impressora compartilhada do Windows no Linux

Oi pessoal do Diolinux Plus, tudo bem?
Estou aqui para compartilhar a maneira que eu utilizei para fazer a configuração de uma impressora instalada e compartilhada em um Windows 10 no Linux. A distribuição que estou usando no momento para fazer essa configuração é o pop_OS! 21.04.
Parece algo simples, porém existem alguns detalhes que não havia encontrado em outros lugares, então após muita tentativa e erro eu consegui fazer funcionar. Então, abaixo vou deixar os tópicos que você poderá seguir passo-a-passo para realizar essa configuração.
Vamos lá!

Instalar o SMB Client

Pois é! Parece algo estranho o SMB Client não vir por padrão instalado em uma distro tão versátil e atual como o pop_OS! 21.04. Mas, por incrível que pareça no momento de realizar o primeiro acesso ao compartilhamento a instalação será solicitada, porém infelizmente aqui no meu caso o sistema não conseguiu instalar automaticamente dando clicks, então, recorremos ao velho e bom terminal.
Conforme imagem abaixo:

Blza? Feito? Então vamos para o próximo passo!!

Preparar o arquivo de configuração do CUPS

O CUPS é um servidor de impressão EXTREMAMENTE PODEROSO e pode ser que você prefira utilizar ele (via navegador) para gerenciar suas impressoras e impressões, e para isso vamos alterar algumas configurações nele, ok?
Esse arquivo fica em /etc/cups/cupsd.conf
Ele deve ser editado com privilégios de super usuário blza?
O arquivo tem que ficar conforme as imagens abaixo:

Adicionar a informação “Allow @local” nessas sessões do arquivo conforme a seguir:


Salve o arquivo.

Reinicie o servidor do CUPS assim:

sudo /etc/init.d/cups restart

Configurar a impressora no Linux

Para configurar a impressora no Linux é simples, mas é aqui onde entram alguns detalhes que eu havia comentado antes.
Como existe um compartilhamento no Windows, é necessário que ao adicionar a impressora no Linux você utilize O usuário e senha do computador windows para acessar; e sim, o usuário do Windows precisa ter uma senha configurada, não pode estar em BRANCO.
Para facilitar fiz um “vídeozinho” para mostrar pra vocês:

Se o vídeo não rodar ali em cima pode acessar ele por esse link, por favor:

Adicionando Impressora Compartilhada no Windows no PC Linux

Agradecimentos

Muito obrigado a todos por terem chegado até aqui, espero ter ajudado e se ficou alguma dúvida fico a disposição para te ajudar!
Abraços!

3 curtidas

Gostei de como você colocou cada passo, eu preferi compartilhar do Linux para Windows e por isso não precisei de samba, apenas o CUPS (que realmente é um pedaço de software maravilhoso), funcionou direto em todos meus laptops Linux na rede e no meu Desktop Windows, no Windows só tive de adicionar a impressora primeiro mas até isso foi questão de escanear a rede e pronto.
E recentemente ganhei um Raspberry Pi e passei o servidor para ele, desde que não tenham quedas de energia funciona perfeitamente, inclusive junto do Pi-Hole.

2 curtidas

Todos esses passos? Acho q depende da distro né n?

1 curtida

Perfeito! :slight_smile:

Acredito que a parte da instalação do SMB Client sim, pode depender da distro. Acredito que o CUPS já vem instalado por padrão e aquelas alterações no arquivo de configuração do CUPS seria para poder gerenciar o servidor pela rede. Mas em geral é isso mesmo!

1 curtida

É meu mau costume com Ubuntu, onde muita coisa funciona fora da caixa. Tipo, só vou em configurações > impressoras e adiciono sem necessidade de nenhuma configuração adicional.

1 curtida