Como instalar uma impressora compartilhada do Windows no Linux

Oi pessoal do Diolinux Plus, tudo bem?
Estou aqui para compartilhar a maneira que eu utilizei para fazer a configuração de uma impressora instalada e compartilhada em um Windows 10 no Linux. A distribuição que estou usando no momento para fazer essa configuração é o pop_OS! 21.04.
Parece algo simples, porém existem alguns detalhes que não havia encontrado em outros lugares, então após muita tentativa e erro eu consegui fazer funcionar. Então, abaixo vou deixar os tópicos que você poderá seguir passo-a-passo para realizar essa configuração.
Vamos lá!

Instalar o SMB Client

Pois é! Parece algo estranho o SMB Client não vir por padrão instalado em uma distro tão versátil e atual como o pop_OS! 21.04. Mas, por incrível que pareça no momento de realizar o primeiro acesso ao compartilhamento a instalação será solicitada, porém infelizmente aqui no meu caso o sistema não conseguiu instalar automaticamente dando clicks, então, recorremos ao velho e bom terminal.
Conforme imagem abaixo:

Blza? Feito? Então vamos para o próximo passo!!

Preparar o arquivo de configuração do CUPS

O CUPS é um servidor de impressão EXTREMAMENTE PODEROSO e pode ser que você prefira utilizar ele (via navegador) para gerenciar suas impressoras e impressões, e para isso vamos alterar algumas configurações nele, ok?
Esse arquivo fica em /etc/cups/cupsd.conf
Ele deve ser editado com privilégios de super usuário blza?
O arquivo tem que ficar conforme as imagens abaixo:

Adicionar a informação “Allow @local” nessas sessões do arquivo conforme a seguir:


Salve o arquivo.

Reinicie o servidor do CUPS assim:

sudo /etc/init.d/cups restart

Configurar a impressora no Linux

Para configurar a impressora no Linux é simples, mas é aqui onde entram alguns detalhes que eu havia comentado antes.
Como existe um compartilhamento no Windows, é necessário que ao adicionar a impressora no Linux você utilize O usuário e senha do computador windows para acessar; e sim, o usuário do Windows precisa ter uma senha configurada, não pode estar em BRANCO.
Para facilitar fiz um “vídeozinho” para mostrar pra vocês:

Se o vídeo não rodar ali em cima pode acessar ele por esse link, por favor:

Adicionando Impressora Compartilhada no Windows no PC Linux

Agradecimentos

Muito obrigado a todos por terem chegado até aqui, espero ter ajudado e se ficou alguma dúvida fico a disposição para te ajudar!
Abraços!

3 curtidas

Gostei de como você colocou cada passo, eu preferi compartilhar do Linux para Windows e por isso não precisei de samba, apenas o CUPS (que realmente é um pedaço de software maravilhoso), funcionou direto em todos meus laptops Linux na rede e no meu Desktop Windows, no Windows só tive de adicionar a impressora primeiro mas até isso foi questão de escanear a rede e pronto.
E recentemente ganhei um Raspberry Pi e passei o servidor para ele, desde que não tenham quedas de energia funciona perfeitamente, inclusive junto do Pi-Hole.

2 curtidas

Todos esses passos? Acho q depende da distro né n?

1 curtida

Perfeito! :slight_smile:

Acredito que a parte da instalação do SMB Client sim, pode depender da distro. Acredito que o CUPS já vem instalado por padrão e aquelas alterações no arquivo de configuração do CUPS seria para poder gerenciar o servidor pela rede. Mas em geral é isso mesmo!

1 curtida

É meu mau costume com Ubuntu, onde muita coisa funciona fora da caixa. Tipo, só vou em configurações > impressoras e adiciono sem necessidade de nenhuma configuração adicional.

1 curtida

Eu instalei uma Epson L380 que é compartilhada pelo Windows Server 2016 no Ubuntu 20.04 e ela não imprime corretamente. Saí um monte de letra aleatória na página, independente do que tenha sido colocado para imprimir.

Esse mesmo computador usando o Mint 20.03 consegue imprimir normalmente usando essa impressora que é compartilhada pelo Windows Server.

O Ubuntu está com os drivers, cups, samba e tudo mais. Eu consigo instalar a impressora, mas na hora de imprimir não rola.

Pessoal estou com problemas nesta questão de compartilhamento de impressora. Não consigo compartilhar uma impressora USB de um PC Windows para um PC Linux Mint 20.1/2/3 via Samba. Já tentei diversos tutoriais, inclusive com credenciais de usuário sendo adicionadas no Linux para acesso a máquina Windows. Também já fiz os passos pelo CUPS, instalei o SMB Client conforme mencionado. Alguém poderia me informar se tem alguma configuração adicional tanto no Windows como no Linux? Atualmente estou utilizando a versão Windows 10 Pro 21H2 e não tem jeito. Em máquinas Windows 10 para Windows 10 imprimi normalmente. Desde já agradeço

Parabéns!!
Show de bola.