Como instalar um APK que não é compatível com a versão atual do Android

Olá!

Gostaria de instalar um arquivo de tipo APK em meu smartphone Android (Samsung S9, One UI 2.1, Android 10).

O erro encontrado:

This app was built for an older version of Android and may not work properly. Try checking for updates, or contact the developer.

Eu instalei este mesmo APK em um smartphone mais antigo (Samsung J5, Android 6.0.1), e o mesmo funcionou corretamente. Este arquivo não consta mais na Loja de Aplicativos do Google, pois o desenvolvedor o tirou de lá.

O que posso fazer para que o arquivo rode corretamente em meu aparelho atual?

Grato desde já!

1 curtida

Se não é compatível não é compatível.
A Google fica mudando e retirando várias funcionalidades do Android, por isso alguns apps apenas funcionam em versões mais antigas do SO.

3 curtidas

estranho… apps antigos funcionam normalmente nos androids novos, eu usava um app antigo no android 10
vc pode tentar instalar pelo adb, talvez funcione

1 curtida

Você precisa alterar a detecção de versionamento do SDK Android, usando alguma ferramenta de edição de Android Packages (apk)

2 curtidas

Como se faz isso?

1 curtida

Qual sugestão de ferramenta de edição de APKs você conhece e sugere?

1 curtida

Existe um aplicativo que pode ser instalado no próprio Android chamado APK Editor (nunca testei), ou o Android Studio, no computador.

3 curtidas

Uma vez construi um apk simples que era só um webview rodando uma página web com banco de dados CRUD do chrome. Utilizando recursos simples mas que no Android 4.2 ele dizia que era incompatível. Ai o que me ajudou foi o APK Editor pra tornar compatível até o Android 6 - mais recente na época, mas o recurso estava disponível desde a API do 2.6.

1 curtida

supondo que o arquivo apk que vc baixou está no seu pc, e na pasta Downloads, seria mais ou menos assim:
-habilite as configurações de desenvolvedor no seu telefone (toque 7 vezes em número de compilação em Sobre nas Configurações)
-nas configurações de desenvolvedor, habilite a depuração android
-conecte o telefone por cabo no seu computador

agora, no computador entre num terminal e digite:

cd Downloads
sudo apt install adb -y
sudo adb install “nome do arquivo.apk”

ele vai dar erro, nessa parte vá no telefone e clique em Ok

repita o último comando, se aparecer “Success” na última linha é pq deu certo

2 curtidas

O APK Editor agora se chama APK Parser. Mas continua sendo mantido pelo mesmo desenvolvedor. Contudo, não sei operar com esse App.

Quanto ao Android Studio, estou familiarizado. Porém, também não sei como resolver meu problema com essa IDE.

1 curtida

Assim como respondi o colega acima, o APK Editor agora se chama APK Parser. Como faço para que o meu APK fique compatível com a versão do meu Android através desse App?

1 curtida

Realizei os procedimentos, mas o erro continuou o mesmo :disappointed:

bom , por algum motivo o Google retirou , a poucos dias atras foram divulgados mais de 70 aplicativos maliciosos na googleplay e foram retirados, caso o que voçe quer instalar esteja entre os que foram retirados meu concelho é eque não o instale ou procure por uma versão mais recente ou outro app similar.

1 curtida

Não precisa do sudo no adb

1 curtida

Tentei realizar todos os processos que foram sugeridos aqui nesta discussão. Infelizmente nada deu certo.

Ao que parece, o APK que quero instalar só funciona em smartphones antigos que possuem a versão do Android antiga e compatível com o APK em questão. É como se só fosse possível instalar DOOM (1º jogo da franquia) no Windows 98 ou XP.

Então o que eu fiz foi simplesmente usar um smartphone antigo rodando o Android 6. É uma solução frustrante e que nem sempre dá certo. Por hora, está funcionando.

Agradeço a todos pela ajuda!