Como instalar Ubuntu Studio corretamente num ssd nvme?

Fala pessoal! Tudo tranquilo?

Preciso da ajuda de vocês para instalar o Ubuntu num ssd nvme.
Mais precisamente o Ubuntu Studio 24.10.

Pesquisei tópicos parecidos mas não encontrei resposta para esta minha dúvida especificamente.

Uso Linux há alguns anos e sempre formatei e instalei minhas unidades sem maiores dificuldades.
O problema é que agora comprei um pc novo com apenas um ssd nvme de 1TB e quando fui formatar (veio com Windows e quero deixar apenas o Linux) para instalar o Ubuntu, me deparei com essa configuração da imagem…

Não sei porque aparece esse “sda” de apenas 32GB subdividido em duas partições. Não era para existir apenas o “nvme”?

Planejei instalar o Ubuntu da seguinte forma:

nvme0n1p1 — efi
nvme0n1p2 — / (primária, ext4, 150 GB)
nvme0n1p3 — /home (primária, ext4, 250 GB)*
nvme0n1p4 — backup (primária, ext4, 600 GB ou restante. Esse “backup” seria uma partição à parte)

E sem “swap” mesmo, já que hoje em isso se tornou meio que opcional, correto? Tenho 32GB de RAM, então nesse caso uma partição “swap” se torna dispensável, não é?

Minhas dúvidas são as seguinte:

1. Qual o tamanho mais indicado para a partição “efi”?
    Vejo o pessoal falando em 256 MB, outros falam em 512 MB. Parece não haver consenso nem muita explicação do porque se escolhe o tamanho A ou B.

2. O que é e para que serve esse sda de 32 GB que aparece nas configurações da minha máquina?
    Devo formatar e instalar alguma partição nele? Qual e porquê? Ou deixo quieto, do jeito que está?
    E se eu não tocar nessa sda, a instalação e posterior inicialização do Linux vai de boa ou pode gerar algum B.O.?:smile:

Alguém com mais experiência aí para me dá uma luz?
Desde já, agradeço a ajuda.

No caso da efi o Ubuntu por padrão fica em 512MB.
A partição raiz / eu to achando meio exagerado, talvez ins 50Gb seja suficiente( alguém que manja pode discordar).

Esses 32 GB deve ser algo particular do Windows, mas alguém mais entendido pode confirmar ou não.

Sugestão; se puder aguardar mais um pouco em fevereiro vai sair a iso 24.04.2 do Ubuntu e derivados e deve trazer inovações do 24.10 (kernel mais recente, etc) e é uma LTS (mais estável)

1 curtida

Obrigado pelo feedback.

O lance da partição raiz com 150 GB é que, noutra máquina com Ubuntu 22.04 eu já enchi a tampa da partição / com 100 GB. Cheguei a ficar com zero de espaço livre e aí precisei desinstalar algumas coisas menos importantes, mas de forma geral eu instalo e testo muitos programas, por isso, nesse máquina nova pensei em reservar logo 150 GB.

Também fiquei imaginando se o “sda” era próprio do Windows.
Só achei estranho essa partição também não aparecer como uma partição nvme como as demais. Foi o que me deixou intrigado.

Tô ligado que a LTS vem aí, mas preciso começar a trabalhar o mais rápido possível nessa nova máquina já com meu workflow padrão que eu possuía e não queria ficar até lá usando o Windows, saca?
Acho que será mais vantagem instalar a LTS por cima desse 22.10 quando a mesma for lançada.

1 curtida

Beleza, aguarda um pouco que os mais entendidos devem dar uma luz logo logo.

Esse sda deve ser o seu pendrive. Seu pendrive é de 32 GB?

1 curtida

Rapaz, acho que você matou a charada… :sweat_smile: :rofl:
Deve ser isso mesmo. Eu que não prestei atenção (tico e teco aqui estão vacilando :grinning:)

Tenho justamente 3 pendrives, respectivamente com 8 GB, 16 GB e 32 GB) com diferentes distro Linux que estava testando antes de me decidir qual instalar agora. Acho que isso me confundiu um pouco a me fez esquecer de qual pendrive estava usando.

Esse preto da foto é o de 32 GB, e é justamente onde está o Ubuntu Studio 24.10 que pretendia instalar no momento que tirei a foto ““intrigante”” :grinning:

Ainda hoje vou tentar instalar e volto aqui para dizer qual o resultado.

Se mais alguém quiser comentar ou sugerir alguma modificação nas configurações que planejei, estou atento aos comentários. :+1:

1 curtida

A Swap otimiza desempenho da maquina liberando memória para a memória cache caso a memória RAM não esteja toda ocupada de programas, mas realmente é opcional.
O SDA é o pendrive que vc está usando para formatar, é só não mexer no SDA e segue a vida.

1 curtida

Rapaz, porque vc vai formatar tudo do zero, pega a maquina antiga liga ela faz um clone dela com o Clonezilla para a maquina nova, tudo da maquina antiga vai ficar idêntico na maquina nova(é por isso que chama clone).

Cara, a máquina antiga deu pau, o sistema, no caso. Tô usando-a apenas via pendrive.
Uma atualização do Ubuntu 22.04 para 24.04 ferrou tudo.
Vou inclusive detalhar o problema noutro tópico para não misturar os assuntos aqui.
Assim, clonar está descartado, pois iria clonar os problemas junto.

Estou usando a máquina nova com Windows ainda (tem pouco mais de uma semana) e é nela que pretendo voltar a trabalhar com o workflow que já usava na antiga.

Uai, então é formatar mesmo e restaurar backup, é isso mesmo.
Faça um clone do Windows antes de partir para o Linux.

Você está instalando com pendrive? Esse sda deve ser o pendrive pendrives sempre são reconhecidos no instalador mesmo o pendrive de boot e eles são reconhecidos como sdX a primeira letra disponivel, no seu caso não havia um sda e o pendrive catou o sda

1 curtida

Sim, é exatamente isso.
Eu que não associei que o pendrive apareceria no instalador.
Mas valeu!

Voltando aqui para dizer que está resolvido.
Obrigado a todos pela ajuda e dicas. :+1:

@aguamole não clonei o Windows como sugerido porque não tinha onde salvar mesmo. Escassez de HD por aqui. :smiley:

Então, uma vez que o ““mistério”'” do sda estava resolvido parti para a instalação e como não havia nada a perder (nenhum dado importante) resolvi brincar um pouco e testar a instalação dual boot, só pra ver se realmente funcionava. :grin:

Agora com o Ubuntu Studio instalado na máquina já consigo trabalhar com o mesmo workflow de antes.

Depois, com calma, farei a instalação do zero com o particionamento que estava planejando.

A inicialização com dual boot ficou OK.

Só na primeira inicialização do Windows deu esse problema: nenhuma programa abria, depois a barra de tarefas sumiu e por fim até os ícones do desktop também sumiram, apenas o cursor aparecia num eterno “loading”.

Mas depois de uma segunda reinicialização, tudo no Windows voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido.