Como instalar Ubuntu em dual boot com Windows em modo UEFI

Preciso de uma ajuda para instalar com dual boot o Linux Ubuntu 18.04.3 no meu Notebook Acer Aspire F5-573G-75A3 com Microsoft Windows 10 Home Single Language.
Fiz pela primeira vez e NÃO deu certo. Instalei normalmente o Ubuntu, mas quando fui fazer o boot pelo o Windows 10, não encontrei o sistema.
Infelizmente preciso do Windows para utilizar alguns aplicativos, caso contrario ficaria só com o Ubuntu!
Reinstalei o Microsoft Windows 10 Home Single Language utilizando o método UEFI.

• Preciso de algumas dicas para uma instalação correta e assertiva em dual boot.

• Uma outra dúvida, tenho um SSD e um HD no Notebook, posso instalar um sistema operacional em cada um? Como eu poderia fazer para dar o boot (Linux e Windows)?

Muito Obrigado a todos!

Abraços

Pode sim, até é recomendado. :grinning:

O grub faz isso. Instale no / e deve de correr tudo bem :grinning:

1 Curtida

Tem duas maneiras.

1. Utilizar a mesma partição efi: Instale o Windows no modo UEFI. Depois durante a instalação do linux, escolha particionamento avançado e indique a partição efi do disco no qual o windows foi instalado. A vantagem é salvar espaço em disco e ter gerenciamento de boot mais fácil.
  2. Criar nova partição efi no segundo disco. Seria semelhante a desconectar o disco que tem o windows instalado e instalar o linux do zero. A vantagem é que você pode levar esse disco para outro computador e conseguir dar boot por ele (depois de ter configurado nova opção na BIOS, ou criando opção padrão de boot dentro da partição efi). A desvantagem é espaço em disco perdido no disco, e aumenta um pouquinho a dificuldade de configuração na BIOS do seu computador (alguns casos precisa selecionar primeiro o disco principal e depois selecionar opção de boot padrão).

Teoricamente o GRUB deve detectar o windows em qualquer um dos casos. Deixando ele padrão você poderá selecionar o sistema para dar boot. Outra opção é usar o menu de boot do seu próprio firmware (geralmente apertando f12, f11, f2 durante o boot).

2 Curtidas

Bom dia.

O instalador do Ubuntu dá opção de particionamento manual?

O ideal nesses casos é reutilizar a ESP (EFI System Partition). Se o Windows está instalado e funcionando, é porque existe uma. Nunca instalei o Ubuntu em UEFI mas deveria haver um meio de selecionar (ou criar) uma ESP. Nesse caso basta marcar a ESP já criada pelo Windows. Normalmente será a única FAT32, portanto fácil de identificar. Certifique-se, no entanto, de que o instalador vai usar a partição sem reformatá-la ou mudar qualquer coisa nela que não seja adicionar o grubx64.efi e os diretórios dentro dos quais ele ficará.

Uma vez garantido isto, crie as demais partições (normalmente root, swap, e, opcionalmente, home) e siga adiante. Ao instalar o GRUB o Windows será detectado pelo os-prober e você poderá dar boot nele pelo próprio GRUB.

Se você já tentou instalar uma vez e falhou é porque provavelmente o modo automático não serve.

Se preferir instalar no outro disco vai ter que lidar com boot priority e o menu que o colega citou.

1 Curtida

@willhwright Muito obrigado pela ajuda.
A primeira vez que instalei (deu errado) eu criei uma pendrive da ISO com o Ubuntu e modifiquei minha BIOS para reconhecer o pendrive no boot.
Na instalação do Ubuntu, selecionei o modo avançado, para que eu pudesse verificar onde eu iria instalar o Linux, pois no Windows eu já havia feito uma partição de 50 GB para o Ubuntu.
A instalação correu normalmente, mas minha dúvida é a seguinte:

Na instalação seria possível a ISO modificar a BIOS para o modo legacy? E com isso o Windows não conseguir iniciar?

Pois muito estranhamente, após a instalação e depois de várias tentativas de Iniciar o Windows, sem sucesso, entrei na BIOS e para minha surpresa estava no modo Legacy e não no modo UEFI (Padrão para Instalação Win 8 e superiores.

De qualquer maneira vou tentar novamente com essas dicas que todos vocês (@Deleterium, @FranciscoMaia) me passaram.

Aguardo novos posicionamentos!

Abraços, :rocket:

Tenho um Acer e já tentei diversas vezes instalar o Ubuntu em UEFI e nunca deu certo.
Tiver que me contentar com o modo Legacy, infelizmente :weary:

@Arn Então será que é isso que está acontecendo? Será uma incompatibilidade com o Notebook da #Acer ?

Não sei te dizer, minha experiência foi nesse único note que tenho, mas tentei de tudo.

1 Curtida

Eu tenho um Acer A515-51G 55EX com UEFI e Secure Boot e uso Linux Mint com Windows sem problemas :grinning:

1 Curtida

Boa Tarde @FranciscoMaia ,

Muito Show! Que bom saber que alguém com um Notebook Acer tenha conseguido! :+1:
Será que você poderia compartilhar como você realizou esse processo?
Eu Já tetei uma vez, conforme descrevi no meu POST, mas sem sucesso!

Será problema da ISO? Será que funciona apenas com o #linux Mint?

Ficaria muito grato se você pudesse compartilhar seu sucesso na instalação.

Abraços :penguin:

1 Curtida

Com muito gosto, ainda ontem fiz instalação do Ubuntu 19.10 sem problemas :grinning:
Fiz a ISO do Mint usando o Rufus, bootei pelo Pendrive e fiz a instalação. Fiz uma partição de 50 Gb para o / e uma de 150 para o /home (para ser mais seguro).
O GRUB instalei no disco de 1TB (aparece /Dev/Sda) e correu tudo bem. Reiniciei o PC e apareceu logo o Grub.

1 Curtida

Na instalação seria possível a ISO modificar a BIOS para o modo legacy? E com isso o Windows não conseguir iniciar?

Não deveria mas vou checar numa máquina virtual como o instalador reage a alguns tipos de erro, por via das dúvidas.

1 Curtida

Nada. O máximo que consegui foi esse link, de acordo com ele basta criar as três partições root, swap, home que o instalador faz o resto sozinho: Beginners Guide To Install Windows 10 With Ubuntu in Dual Boot