Como instalar Traktor pro 2 no Ubuntu

Olá, sou DJ e estou utilizando o Ubuntu mate no pc e to adorando. Estou em um curso de discotecagem online e o software de treinamento é o Traktor pro 2, já vi uns 2 vídeos no youtube como guia de instalação, mas eu não consigo. Alguém consegue me ajudar ?
obrigada desde já !

Tbm sou (ou era, tô parado). Usava Virtual DJ 7 e 8, Traktor e Serato (ocasionalmente). Mas estes são programas para Windows. Tentei instalar os Virtual DJ por Wine mas não deu certo, eles não reconheceram meu HD externo. Para Linux tem o Mixx (que tbm não reconheceu meu HD externo, por mais que eu tentasse) e o Transitions DJ (é em Snap, ainda não testei com o HD externo - quem é DJ sabe o quão necessário que o programa o reconheça, eu trabalhava com 300-350 Gb de MP3/Flac, não dá pra entupir o HD com isso tudo). Parece que ambos aceitam controladoras, mas como não tenho uma, não posso afirmar. Restam duas opções:

1. Fazer dual-boot com Windows, é a vida;
  2. Tentar com as opções opensource.

Duas coisas ainda me prendem ao dual-boot: Adobe e Virtual DJ.

PS: Ah, a solução Máquina Virtual poderia funcionar, mas imagino que pela latência não daria muito certo - haveria um ou dois segundos entre o que aparece tocando e o que realmente sai no som do lap.

É o que sei do assunto, se alguém mais puder ajudar, ia ser legal!

@Sara_Boratti, uma novidade: consegui dar acesso ao Transitions DJ aos meus pendrives (serviria igualmente para um HD externo). Tem que dar permissão ao Snap para reconhecer mídia removível. Para isso, abra um terminal e coloque:
sudo snap connect transitionsdj:removable-media
Aí, abra o programa, peça para adicionar uma pasta (sim, ele busca teus arquivos no SoundCloud, bem legal pra que mixa, faz beats etc.)

Em add folder playlist, vá em “other locations”

Daí computer → media → teu dispositivo removível (pendrive, HD externo, SD Card), abra a pasta desejada que ele adiciona à biblioteca
Agora, se ele reconhece controladoras, não diz nada, as preferências apenas falam na placa de som (aí pode estar o pulo do gato) e em latência. Mas dá pra entrar em contato com o desenvolvedor e trocar uma ideia com ele:

Já o MIXX diz, em seu site, que reconhece sim as controladoras. Tem em Flatpak, assim fica mais fácil de instalar no Ubuntu, mas talvez não reconheça assim o HD externo. Mas dá pra instalar pelo PPA do Mixx em formato .deb:
sudo add-apt-repository ppa:mixxx/mixxx
sudo apt update
sudo apt install mixxx
Desse jeito, provavelmente reconhece tudo direitinho - dá uma pesquisada quanto à uso de controladoras (o chamado mapping) aqui:

O Mixx reconheceu meu pendrive aqui (não entendi como abrir no próprio programa, mas criei uma “caixa” onde joguei o set do Nautilus pra ele) e a pré-escuta (uso aquelas USB de 15 contos). Já tá valendo…

Não me lembro se funciona da mesma forma com o HD externo, mas o pendrive fica acessível em Computador->Dispositivos Removíveis.

Captura de tela de 2020-08-18 09-38-24

1 curtida

Poizé, mas no meu não apareceu… no entanto, ainda vou fuçar melhor

Meu hd externo deu pau, mas mesmo assim se não aparecer em dispositivos removíveis, verifique o ponto de montagem e navegue pela raiz, normalmente /run/media/usuário.

Captura de tela de 2020-08-18 09-43-05

EDIT: Acabei de testar com o HD externo do meu irmão e apareceu em Dispositivos Removíveis Mixxx 2.3.0-Beta do RPM Fusion no Fedora Rawhide.

Captura de tela de 2020-08-18 09-47-19

Infelizmente também não tenho uma controladora para testar, mas em matéria de utilização o Mixxx não tem muita diferença do Traktor basta utilizar a Skin Late Night e fazer alguns ajustes no Pitch para funcionar igual a 1200MK2.

Aqui uma mixtape gravada no Mixxx, somente o Software sem controladora e utilizando uma interface usb para pré-escuta daquelas de 15 conto conforme o @Rodrigo_Chile mencionou.

1 curtida

Puxa… no meu o pendrive nada. Mas por esse atalho foi! Já tá valendo… sobre controladoras, dei uma fuçada nas configs, ele deve reconhecer a maioria, e tem como configurar. Na boa, o programa não é lá bonitão, mas é bem funcional!

Então, você está utilizando o .deb ou flatpak?
O flatpak que eu testei a algum tempo não reconheceu os plugins e nem fucei pois sem os plugins de efeito não tem graça.

Nem um nem outro, é Pacman. Mas no Flatpak tem como configurar o acesso à pastas e partições via Flatseal. E eu discotecava Rock, aí não usava efeitos praticamente, mais o Flanger e olhe lá

1 curtida

Ah beleza, depois quando sobrar um tempo eu instalo no EndeavourOS para ver se acontece o mesmo relativo aos dispositivos removíveis, eu também não utilizo muito efeito ahahaha só quando é dub ou reggae, mas também parei faz muuuuuuuuuuuuuito tempo, só brinco mesmo de vez em quando.

1 curtida

Eu trabalhei com isso por anos no Rio, antes de migrar pro sul como os pássaros… e toquei com controladora no Bukowski, umas Pioneer pequeninas… sempre em Virtual DJ, mesmo sabendo que o programa dava uma sujada séria no som, mas os laps eram fraquinhos, não aturavam Serato ou Traktor, nem o meu aguentava (até o VDJ 8 dava umas engasgadas feias, por isso usava o 7 Pro). Quando acabar a pandemia (e a galera não ajuda, diga-se de passagem), quero ver se volto a tocar aqui na Gaúcholândia, os galdérios que aguardem, o #DjChileOPiorDoRio voltará!!

1 curtida