Olá, sou DJ e estou utilizando o Ubuntu mate no pc e to adorando. Estou em um curso de discotecagem online e o software de treinamento é o Traktor pro 2, já vi uns 2 vídeos no youtube como guia de instalação, mas eu não consigo. Alguém consegue me ajudar ?
obrigada desde já !
Tbm sou (ou era, tô parado). Usava Virtual DJ 7 e 8, Traktor e Serato (ocasionalmente). Mas estes são programas para Windows. Tentei instalar os Virtual DJ por Wine mas não deu certo, eles não reconheceram meu HD externo. Para Linux tem o Mixx (que tbm não reconheceu meu HD externo, por mais que eu tentasse) e o Transitions DJ (é em Snap, ainda não testei com o HD externo - quem é DJ sabe o quão necessário que o programa o reconheça, eu trabalhava com 300-350 Gb de MP3/Flac, não dá pra entupir o HD com isso tudo). Parece que ambos aceitam controladoras, mas como não tenho uma, não posso afirmar. Restam duas opções:
- Fazer dual-boot com Windows, é a vida;
- Tentar com as opções opensource.
Duas coisas ainda me prendem ao dual-boot: Adobe e Virtual DJ.
PS: Ah, a solução Máquina Virtual poderia funcionar, mas imagino que pela latência não daria muito certo - haveria um ou dois segundos entre o que aparece tocando e o que realmente sai no som do lap.
É o que sei do assunto, se alguém mais puder ajudar, ia ser legal!
@Sara_Boratti, uma novidade: consegui dar acesso ao Transitions DJ aos meus pendrives (serviria igualmente para um HD externo). Tem que dar permissão ao Snap para reconhecer mídia removível. Para isso, abra um terminal e coloque:
sudo snap connect transitionsdj:removable-media
Aí, abra o programa, peça para adicionar uma pasta (sim, ele busca teus arquivos no SoundCloud, bem legal pra que mixa, faz beats etc.)
Em add folder playlist, vá em “other locations”
Daí computer → media → teu dispositivo removível (pendrive, HD externo, SD Card), abra a pasta desejada que ele adiciona à biblioteca
Agora, se ele reconhece controladoras, não diz nada, as preferências apenas falam na placa de som (aí pode estar o pulo do gato) e em latência. Mas dá pra entrar em contato com o desenvolvedor e trocar uma ideia com ele:
Já o MIXX diz, em seu site, que reconhece sim as controladoras. Tem em Flatpak, assim fica mais fácil de instalar no Ubuntu, mas talvez não reconheça assim o HD externo. Mas dá pra instalar pelo PPA do Mixx em formato .deb:
sudo add-apt-repository ppa:mixxx/mixxx
sudo apt update
sudo apt install mixxx
Desse jeito, provavelmente reconhece tudo direitinho - dá uma pesquisada quanto à uso de controladoras (o chamado mapping) aqui:
O Mixx reconheceu meu pendrive aqui (não entendi como abrir no próprio programa, mas criei uma “caixa” onde joguei o set do Nautilus pra ele) e a pré-escuta (uso aquelas USB de 15 contos). Já tá valendo…
Não me lembro se funciona da mesma forma com o HD externo, mas o pendrive fica acessível em Computador->Dispositivos Removíveis.
Poizé, mas no meu não apareceu… no entanto, ainda vou fuçar melhor
Meu hd externo deu pau, mas mesmo assim se não aparecer em dispositivos removíveis, verifique o ponto de montagem e navegue pela raiz, normalmente /run/media/usuário.
EDIT: Acabei de testar com o HD externo do meu irmão e apareceu em Dispositivos Removíveis Mixxx 2.3.0-Beta do RPM Fusion no Fedora Rawhide.
Infelizmente também não tenho uma controladora para testar, mas em matéria de utilização o Mixxx não tem muita diferença do Traktor basta utilizar a Skin Late Night e fazer alguns ajustes no Pitch para funcionar igual a 1200MK2.
Aqui uma mixtape gravada no Mixxx, somente o Software sem controladora e utilizando uma interface usb para pré-escuta daquelas de 15 conto conforme o @Rodrigo_Chile mencionou.
Puxa… no meu o pendrive nada. Mas por esse atalho foi! Já tá valendo… sobre controladoras, dei uma fuçada nas configs, ele deve reconhecer a maioria, e tem como configurar. Na boa, o programa não é lá bonitão, mas é bem funcional!
Então, você está utilizando o .deb ou flatpak?
O flatpak que eu testei a algum tempo não reconheceu os plugins e nem fucei pois sem os plugins de efeito não tem graça.
Nem um nem outro, é Pacman. Mas no Flatpak tem como configurar o acesso à pastas e partições via Flatseal. E eu discotecava Rock, aí não usava efeitos praticamente, mais o Flanger e olhe lá
Ah beleza, depois quando sobrar um tempo eu instalo no EndeavourOS para ver se acontece o mesmo relativo aos dispositivos removíveis, eu também não utilizo muito efeito ahahaha só quando é dub ou reggae, mas também parei faz muuuuuuuuuuuuuito tempo, só brinco mesmo de vez em quando.
Eu trabalhei com isso por anos no Rio, antes de migrar pro sul como os pássaros… e toquei com controladora no Bukowski, umas Pioneer pequeninas… sempre em Virtual DJ, mesmo sabendo que o programa dava uma sujada séria no som, mas os laps eram fraquinhos, não aturavam Serato ou Traktor, nem o meu aguentava (até o VDJ 8 dava umas engasgadas feias, por isso usava o 7 Pro). Quando acabar a pandemia (e a galera não ajuda, diga-se de passagem), quero ver se volto a tocar aqui na Gaúcholândia, os galdérios que aguardem, o #DjChileOPiorDoRio voltará!!