Fala, pessoal! 
Estou usando o ZorinOS 18 em dual boot com o Windows 11.
Meu notebook tem um SSD de 250 GB (dividido praticamente meio a meio entre o Windows e o Zorin) e um HD de 1 TB que está livre.
No Windows, eu costumava escolher o local de instalação dos programas (por exemplo, instalar apps ou jogos direto no HD), mas percebi que na Loja do Zorin só aparece a opção Flatpak, e ela não permite escolher onde o programa será instalado — ele vai direto pro SSD.
Minha dúvida é:
Tem como mudar o local de instalação dos programas no ZorinOS para o meu HD de 1 TB?
Se sim, qual seria o jeito mais indicado de fazer isso (sem quebrar o sistema
)?
Meu objetivo é economizar espaço no SSD, instalando programas e apps no HD, mas mantendo o Zorin rodando normal no SSD.
Agradeço desde já qualquer orientação! 
Tem jeito de fazer com os flatpaks, montando uma partição do HD no diretório /var/lib/flatpak. Porém não vejo muito sentido em armazenar os programas no HD, eles vão ficar mais lentos para abrir.
É porque eu tô com dual boot, o SSD tá basicamente dividido 50/50 entre o Zorin e Windows, ou seja, logo logo o espaço acaba, os programas que eu colocaria no HD seriam os que não preciso de tanto desempenho
Nesse caso, o que você pode fazer, assumindo que já tem uma partição formatada em ext4 no seu HD, é o seguinte:
-
Montar a partição temporariamente em /mnt e copiar todo o conteudo do diretorio /var/lib/flatpak para lá. Supondo que a partição no seu HD seja identificada com /dev/sdb1 (substitua pelo correspondente à sua partição), execute esses comandos:
sudo mount /dev/sdb1 /mnt
sudo rsync -aAhxv /var/lib/flatpak/ /mnt/
-
Renomear o diretorio /var/lib/flatpak contendo os dados e criar outro vazio:
sudo mv /var/lib/flatpak /var/lib/flatpak.bkp
sudo mkdir /var/lib/flatpak
-
Criar o ponto de montagem no FSTAB. Edite o arquivo /etc/fstab com o comando sudo nano /etc/fstab e adicione a linha abaixo:
UUID=xxxxxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxxxxxxxxxx /var/lib/flatpak ext4 defaults 0 2
O substitua o campo UUID com o UUID real da partição que você pode verificar com o comando ls -l /dev/disk/by-uuid, e vendo a linha que contém o nome da partição (/ dev/sda1, /dev/sdb1, etc.).
-
Salve com Ctrl + S e saia com Ctrl + X.
-
Após criar o arquivo é hora de “recarregar” a nova configuração do FSTAB e rodar o comando para fazer a montagem, assim, se der algum erro, você já vê na hora, antes de reiniciar o computador. Execute os comandos abaixo:
sudo systemctl daemon-reload
sudo mount -av
Verifique a saída do comando, se a partição foi montada com sucesso. Depois entre no diretório /var/lib/flatpak e confirme se está mesmo com os arquivos que você copiou no passo 1.
-
Caso esteja tudo certo, reinicie o computador, teste abrir os programas em flatpak, veja se esta tudo funcionando.
-
Se estiver tudo funcionando, você pode excluir o antigo diretório que você renomeou para /var/lib/flatpak.bkp anteriormente, para liberar o espaço no SSD:
rm -rf /var/lib/flatpak.bkp
Observação: Esse procedimento vai funcionar apenas para os programas Flatpak, os demais vão continuar sendo instalados no HD. Mas já ajuda bastante, pois os flatpaks consomem mais espaço por conta das runtimes. É bom quando vários programas compartilham uma mesma runtime, mas frequentemente, no Flatpak, programas diferentes dependem de runtimes diferentes e em versões diferentes, o que causa aumento do consumo de espaço em disco… Os programas que você precisa de mais desempenho pode instalar do repositório ou via arquivo .deb.
3 curtidas
Segundo as dicas no próprio site do sistema flatpak - link: https://docs.flatpak.org/pt-br/latest/tips-and-tricks.html ) é possível ativar um repositório “extra” de programas em outro HD ou SSD, Com isso, pode dividir os programas em diferentes repositórios - os programas que requerem maior performance ficam instalados no repositório principal, no mesmo SSD que o seu Zorin, e os demais programas podem ser instalados no repositório extra no HD de 1TB. As dicas são baseadas na linha de comando (terminal), então não sei informar se o gerenciador de pacotes (GUI) do Zorin é capaz de identificar e oferecer o repositório extra no momento da instalação de novos pacotes flatpak.
Atualização 1: Testei aqui no Mint e funcionou, criei um repositório em outro dispositivo, consegui iniciar o programa instalado. Mas a instalação para o repositório extra não foi oferecida pela interface gráfica do Mint, precisa instalar pela linha de comando mesmo. E para executar o programa, criar um atalho no menu ou no painel ou na área de trabalho com o comando modificado para incluir, no começo: “flatpak --installation=extra “, para lançar o aplicativo que foi instalado no drive extra.
Atualização 2: Achei um aplicativo gráfico que permite gerenciar e inclusive instalar novos aplicativos, podendo escolher em qual local (no disco local ou no disco extra): Warehouse (estava disponível no gerenciador de aplicativos do Mint) - página do app: https://github.com/flattool/warehouse
2 curtidas
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.